Investimento em equipamento presente em escolas com treinamento DUAL na Alemanha permitirá salto na capacitação de alunos de cursos técnicos e engenharias.

O Centro Universitário Eniac, referência em inovação e tecnologia, promove a inauguração de sua planta da indústria 4.0, equipamento utilizado por escolas alemãs com o objetivo de difundir na prática os conceitos da indústria 4.0, como realidade aumentada, computação em nuvem, sistemas integrados, internet das coisas, segurança cibernética, entre outros. Para importação do método, a instituição realizou, em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica INNOVATION-ENIAC de Guarulhos (CITIG), um investimento de R$2 milhões.

A planta 4.0, cujo funcionamento foi vivenciado por reitores do Eniac em instituições de ensino na Alemanha, tem como objetivo implementar no Brasil a mesma dinâmica do DUAL promovido pelas escolas alemãs. Lançado no início de 2019, o programa DUAL do Eniac – que combina ensino prático e teórico a partir de parcerias com empresas – já soma cerca de mil alunos. A instituição é pioneira em adaptar a formação de cursos técnicos, tecnólogos e de graduação de acordo com as necessidades das organizações. A partir de dezembro, empresas de Guarulhos e da região do Alto Tietê poderão usufruir da nova estrutura na capacitação de seus colaboradores.

    

“Nosso principal objetivo com a planta 4.0 é fazer com que o aluno encontre dentro da faculdade um ambiente que ofereça os mesmos desafios que ele enfrentará no mercado de trabalho, reduzindo assim o gap de competências que distancia o profissional das vagas de emprego”, afirma Ruy Guérios, diretor e mantenedor do Eniac. “Esse novo laboratório passará a integrar os projetos desenvolvidos pelos alunos, as pesquisas e desenvolvimentos de nossos professores e pesquisadores, assim como promoverá a geração de produção científica para toda a comunidade envolvida com Eniac e CITIG”, destaca.

O investimento faz parte de iniciativas empregadas pelo Eniac para promover as atualizações curriculares necessárias para atender às demandas práticas da indústria 4.0. Por meio do equipamento, alunos vivenciarão aplicações reais dos conceitos de automação, sensores inteligentes, robótica, documentação digital de projetos, análise de performances simulada, automação e gestão da informação etc. “Isso nos permitirá aumentar a integração academia-empresas por meio de requalificações de equipes e apoio técnico à implementação dessas novas tecnologias”, completa Ruy.

O evento de inauguração da planta 4.0 contou com a presença de autoridades e empresários, além de toda a comunidade do Eniac. 

    

Por: Igor Neves

Publicado em: 26 de novembro de 2019

Categorias: CITIG, Inovação, Institucional, Notícias, Sem categoria, Tecnologia
Tags: , , .