“Seja um agente transformador e parceiro do meio ambiente”

 

No final de janeiro e início de fevereiro apareceu afixado na parede do fundo da máquina de café do 11º andar um cartaz com os logos do ENIAC, ENIAC MEDIALAB e HousekeepingEniac, aplicados no rodapé. O cartaz comunicava que copos descartáveis não mais estariam disponíveis, como uma forma de ajudar e agir em prol da sustentabilidade e incorporar na instituição os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tais Objetivos, bom salientar, estão sendo trabalhados junto a todos alunos do Eniac.

Cabe destacar que a iniciativa da mudança do hábito dos copos descartáveis foi da prof. Fabiana Patti que importou a ideia de outras instituições e implantou no cafezinho do Eniac.   Atualmente, cada colaborador usa sua caneca pessoal.

Digno de menção é o caso do MediaLab que motivado pela ação sustentável produziu canecas com o logo e o nome de cada um de seus participantes. São exemplos simples, mas que impactam a mudança dos valores de uma organização, bem como inspiram outras pessoas a buscar novos padrões de consumo.

Ações sobre Housekeeping no Eniac, vamos relembrar, começaram há, pelo menos, 25 anos, quando aqui foi implantado, de forma inovadora,  o conceito de Sistema de Gestão da Qualidade Total, conhecida como  ISO 9001, voltada para organizações educacionais.

Estava atrelado a esse Sistema os 5S’s, criado e desenvolvido no Japão, logo após o fim da II Guerra, para alcançar a melhoria contínua na direção da Qualidade Total.

Os 5 S’s são as primeiras letras de cinco palavras em japonês para:

Seiri – Senso de utilização // Seiton – Senso de organização // Seiso – Senso de limpeza // Seiketsu – Senso de padronização // Shitsuke – Senso de disciplina.

Housekeeping mantém-se em uso  nas corporações, onde as pessoas convivem, e os 5S’s voltados mais para mudança de valores e transformação pessoal.

Curiosamente, também oriundas do Japão, estão muito conhecidas no momento, presentes em livros, vídeos, blogs, “dicas” de Marie Kondo  sobre organização  do lar. A sustentabilidade na vida doméstica!!

Ações contínuas de Housekeeping no Eniac, cabe registrar, são a automatização das luzes, como forma de redução do consumo de energia e a coleta de material eletrônico na entrada do prédio.

Que tal você ser um agente de mudança, agora?

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 21 de março de 2019

Categorias: Institucional, Notícias, Sem categoria
Tags: .