O mundo do trabalho, cada vez mais veloz e competitivo, mostra a enorme importância da cooperação para seu desenvolvimento e evolução.

Em qualquer organização todos fazem parte do todo, e como tal,  profissionais e departamentos devem colaborar, ativamente, para que as metas e objetivos sejam plenamente alcançados. O trabalho em equipe pode promover uma compreensão que nenhum dos seus membros possuía previamente e que não poderia ter sido alcançada, caso tivessem trabalhado de forma isolada, pois representa mais do que a soma individual das partes.

Este é o poder da cooperação e do engajamento, elementos essenciais ao trabalho do futuro. Quando uma tarefa ou problema é grande, complexo ou requer múltiplas competências, é necessário unir os esforços de várias pessoas que apresentam habilidades distintas para executá-la com êxito.

Todos sabemos que para avançar, é preciso trocar e compartilhar, e assim, somar.  Em outras palavras, é preciso colaborar para evoluir e ir além.

A capacidade de dividir conhecimentos faz com que, direta e indiretamente, outros profissionais também possam expandir seus conhecimentos e melhorar sua produtividade e resultados.  Não é a toa, que no ambiente organizacional, os funcionários sejam chamados de colaboradores. Estes, são aqueles profissionais com diversas habilidades interpessoais, e que conseguem compartilhar seus conhecimentos técnicos e experiências com os demais.

Caminho similar é aquele percorrido pelas Instituições de Ensino. É preciso ser visionário e apostar em seu potencial inovador, para estabelecer cooperações com outras Instituições de Ensino, pois ao atuar de maneira colaborativa, muito de nosso precioso tesouro é aberto e exposto ao nosso parceiro. Em troca, temos livre acesso ao repositório de conhecimento proveniente destes colaboradores.

É seguindo essa linha de raciocínio que o Centro Universitário ENIAC  assina protocolo de cooperação com as Faculdades Integradas de Ourinhos, um acordo que certamente será coroado de bons resultados.

 

Essa troca de saberes, de experiências leva ao aperfeiçoamento técnico-científico e ao progresso.

Como diz o jargão: Juntos somos mais fortes!

 

 

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 14 de novembro de 2018

Categorias: CITIG, Educação, Faculdade, Inovação, Notícias, Sem categoria
Tags: , .