Pesquisas mensais visam o foco principal: manter-se na escuta dos alunos 

No Linkedin, na semana passada, foi postada matéria intitulada Satisfação dos nossos alunos é a maior recompensa” na qual o Prof. Ruy Guérios comenta resultados da pesquisa de qualidade realizada junto aos alunos da instituição.

Eu conversei, via zap, com prof. Marcelo Dias de Sá, Gestor de Regulação e Qualidade, responsável pela condução das pesquisas. Ele me conta o seguinte: “A pesquisa faz parte do sistema de qualidade do Eniac. É aplicada desde 1998 quando o Eniac consolidou seu programa de qualidade total, apoiado em normas internacionais de qualidade, como a ISO 9001. Ao longo do tempo a pesquisa foi aperfeiçoada, incorporando elementos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e também de metodologias modernas como a Net Promoter Score (NPS) que é uma métrica que mede a lealdade do cliente.”

“Vale lembrar que o SINAES é um sistema do MEC, instituído por lei. Todas as instituições de ensino superior do país estão ligadas a esse sistema de avaliação da qualidade”.

Não sei se estou sendo muito detalhista, mas acho importante conhecer as origens, as motivações, bem como o desenrolar das principais atividades do ENIAC. É uma forma de reconhecer e contar a história da Instituição e da cultura que a constitui.

Por exemplo, vocês sabem que essa pesquisa é aplicada mensalmente? eu desconhecia essa regularidade. E o Marcelo complementa: “Hoje a pesquisa é um instrumento indispensável na gestão escolar e acadêmica do Eniac. Traz subsídios importantes para o planejamento estratégico e ao processo decisório da Alta Direção.”

Tendo em vista que os índices de aprovação pelos alunos superam os 75%, e que mais de 90% deles recomendariam o Eniac para amigos e familiares, eu perguntei a respeito das melhorias introduzidas. Ele foi bem enfático ao dar como exemplo a “intensificação da capacitação dos professores nas ferramentas para transmissão de aulas digitais, ao vivo; ferramentas on line e metodologias ativas de ensino remoto, com trocas de experiências entre docentes e análise de melhorias a serem implantadas ao tempo”.

Com toda essa explanação do Marcelo, só me coube repetir sua fala e parabenizá-lo pelo excelente trabalho que ele e seu time realizam. E também, aqui, parabenizar o Eniac, por estar atento ao “escutar” seus alunos!

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 20 de maio de 2020

Categorias: Educação, Faculdade, Institucional, Notícias.