Evento se constitui como um dos mais significativos para a Educação no Brasil

 

No final de maio, entre os dias 25 e 29, ocorreu a VI Semana de Formação de Professores STHEM Brasil. Desta vez, de forma nova, online, pois todas as anteriores foram presenciais.

Como em anos anteriores, foram três professoras  – prof. Cristina Melo, da Escola da Construção, prof. Gabriella Ballalai, Gestora da Internacionalização do Eniac e prof. Luanna S. Siqueira, do Ensino Médio – representando o ENIAC nesse evento, revestido de grande importância para a Educação no Brasil. 

Aliás, foram quatro, já que a prof. Simone Vianna, representante do Eniac junto ao Consórcio STHEM Brasil também participou como professora formada.

Simone assim se pronunciou quanto ao evento: “O que eu falaria é sobre importância da participação nessa formação de professores STHEM  pois, por meio dela conhecemos variadas estratégias e ferramentas. Depois da formação, temos sempre um Fórum, para apresentação dos trabalhos realizados, fruto da formação e multiplicação dos saberes dentro de nossas IES. Essa troca de experiências entre todas as instituições consorciadas é algo muito significativo.”

Abaixo um quadro, elaborado e cedido por Simone, mostra os professores participantes em edições anteriores:

Solicitei, também, às professoras que prestassem um depoimento para ser compartilhado, aqui, com demais professores, alunos e colaboradores.

Estes são seus testemunhos:

Cristina Silveira Melo – Escola da Construção:

“A oportunidade de participar da Semana de Formação de Professores do Consórcio STHEM em meio a esse momento de tantas mudanças estruturais na maneira de ensinar, surgiu como uma experiência imprescindível. Além de podermos compartilhar das vivências das IES de todo o país (uma dos momentos mais ricos, sem dúvida), os workshops contribuíram imensamente na transformação de nosso mindset acerca de pontos como a Inteligência Artificial e a forma como devemos encarar e proporcionar desafios acadêmicos a nossos estudantes.

É absolutamente necessário, para esse momento em específico, nos abrirmos para as novas formas de ensinar, de aprender e de compreender o cenário educacional que se forma a partir de 2020. O conhecimento adquirido ao longo da semana será de vital importância para nós como educadores e, principalmente, para nossos estudantes”.

Gabriela Ballalai – International Manager :

“Mais uma vez o ENIAC investe na formação dos seus professores e colaboradores e desta vez eu tive a oportunidade de participar da semana de Formação de Professores do Consórcio STHEM. Os temas, super em alta, como Inteligência Artificial e Aprendizagem Baseada em Projetos abriram novas possibilidades de inovação no ENIAC. Pretendo replicar isso para os professores e alunos da instituição.

Mas o principal é o engajamento e participação colaborativa dos participantes de mais de 50 universidades do Brasil e do exterior. Pudemos trocar experiências e contato para continuar aprendendo mesmo depois do evento. O ENIAC pode colaborar, pois estamos junto ao Consórcio e à outras instituições preparando uma live de tecnologia para as próximas semanas.  ENIAC sempre na frente e sempre diferente!” 

Luanna Shimada Siqueira – Ensino Médio:

“Na semana do dia 25 a 29 de maio tive a oportunidade de participar da formação de professores do consórcio STHEM Brasil. Ao longo da semana tivemos diversos workshop  sobre ferramentas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dentro no ensino remoto (aulas online), bem como, os passos para a tão idealizada inteligência artificial.  Algumas discussões que permearam todos os dias de formação abordaram temáticas voltadas à aprendizagem ativa dos alunos, como por exemplo, o protagonismo do aluno, aprendizagem baseada em pares, aprendizagem colaborativa, sala de aula invertida e desenvolvimento de projetos.

Na formação tivemos uma troca rica entre as instituições participantes, aproveito para compartilhar com os demais colegas algumas das ferramentas que podem ser exploradas para uma aula mais ativa, mesmo no ensino a distância: 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/16KFVJlY2kEVvvpYM4QgMSbQNmXFIiIbYU9gPWaUHZzo/edit?usp=sharing

 

*Todos os destaques com caracteres em negrito, identificados ao longo dos depoimentos foram por mim inseridos.

 

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 5 de junho de 2020

Categorias: Bilingue, Colégio, Educação, Ensino Médio, Faculdade, Inovação, Institucional, Internacionalização, Notícias
Tags: .