Sempre tem uma Mesa Redonda acontecendo para você participar

Educação e Tecnologia são os principais focos do Eniac. Sempre foram, desde sua criação, há 35 anos, e isso não é novidade. Mas as inovações nestas áreas é que dão o gostinho especial e fazem existir  #orgulhodesereniac e Eniac É ≠.

Bem, agora uma das últimas novas são as Mesas Redondas, que vim a saber, foram introduzidas pelo prof. José Carlos Guerra: Aí o prof. Carvalho se juntou com força total e o sistema cresceu, o prof. Ruy curtiu, também, aí a coisa toda aconteceu”.

Tive uma conversa com eles, via what’s, onde Guerra me conta: “a coisa toda, na sua origem, se chama: Café, Provocações, e Construções. Mesa redonda é só uma ferramenta. Começou com a Escola da Construção e aí as outras Escolas aderiram.”

“Na verdade, o intuito técnico existiu, mas o maior objetivo foi dar apoio social e emocional aos alunos, por isso fazemos o máximo de mesas possíveis em uma semana.” 

 E ele parafraseia Oscar Niemeyer: “a gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”

“Não existem pautas, são convidados que falam o que quiserem falar. São provocações extremas, um papo sem censura sobre urbanismo, sociedade, políticas públicas e possibilidades de interagir com diferentes situações em suas profissões. Em destaque o tema, arquitetura e cinema, e também sobre atuação profissional do engenheiro.

Quanto maior o número de pessoas participando é melhor, e se, de alguma maneira, isso ajuda a passar por essa nebulosa situação, mais perto estaremos de nosso objetivo maior.

Para ver a preocupação com o psicológico é só observar os corujões, com início às 23hs. (algumas sessões foram até às 2hs.!) Eles servem para estar junto ao aluno em um dos piores momentos do dia no isolamento, perto da meia noite e madrugada. “

 O retorno do prof. Carvalho deu a medida do alcance obtido com as mesas:

“Tivemos cerca de 120 mesas com uma média de 60 a 70 participantes por mês, o que totaliza cerca de 7500 participantes. Tivemos uma mesa com 100 participantes na área de Educação!

“Normalmente são oferecidos por ciclos, já tivemos um ciclo da área de Gestão, da área de TI, Saúde, e algumas são  permanentes, como Engenharia e Construção.  

A maior quantidade de encontros é na área de Construção, onde em determinados dias chega a ter 3 encontros com destaque para o Corujão

“É uma  nova  forma do aluno manter-se informado e integrado às novidades, aumentando suas competências para o mercado  profissional.”

Agora, só falta mencionar que são debates abertos para toda a comunidade e totalmente gratuitos. Para se inscrever só acessar o link https://vestibular.eniac.edu.br/mesa-redonda e escolher a sua área de interesse.


A expressão unir o útil ao agradável nunca foi, ou melhor, sempre foi a escolha mais acertada!! Bingo! Ponto para o Eniac.

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 11 de maio de 2020

Categorias: Faculdade, Gestão, Inovação, Institucional, Notícias, Psicologia, Saúde, Tecnologia, Tecnologia da Informação
Tags: .