Atuando no setor educacional desde 1985, o Eniac sempre teve em seu DNA – o trabalho com a tecnologia de ponta – e por este motivo, é reconhecido pela destacada performance na área de Robótica.

A equipe de robótica da instituição participa de torneios de plataforma livre desde 2006, sempre ocupando posição de destaque, tendo conquistado uma série de prêmios admiráveis. Neste ano, a instituição recebeu o reconhecido por todos esses anos de sucesso: foi convidada a compor a diretoria responsável pelo principal torneio de robótica do mundo: a FIRA (Federation of International RoboSports Association).

A FIRA RoboWorld Cup é o maior evento de competição na área de robótica do mundo, composta por quatro ligas: FIRA AIR, FIRA Sports, FIRA Challenges e FIRA Youth. Cada liga tem suas próprias competições, e cada competição pode ter vários eventos.

Nosso reitor, professor Ruy Guerios, foi nomeado presidente honorário da FIRA no Brasil e o professor Sebastião Garcia Junior, diretor do CITIG (Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos) e líder da equipe de robótica do ENIAC, foi convidado a compor esta diretoria, ocupando a cadeira de vice-presidente desta competição em nosso país.

Além deste último cargo, o professor Sebastião também foi nomeado diretor das ligas FIRA Sports e a FIRA AIR no Brasil. Somos a única universidade brasileira certificada pela FIRA, sendo a instituição responsável no Brasil por organizar esses eventos e competições.

Vale destacar que o reconhecimento obtido pelo ENIAC para ter tamanha representatividade em uma instituição de renome mundial como a FIRA, comprova o potencial inovador e o merecido destaque que o ENIAC conquistou dentro do universo da robótica mundial.

 

Bibliografia: Guarulhos cidade progresso – Edição 2 – Ano 1 – Mídia Kitcom Comunicação

Por: Igor Neves

Publicado em: 17 de junho de 2019

Categorias: CITIG, Institucional, Notícias
Tags: , , .