Olá caros leitores,

Quero compartilhar aqui mais um projeto do nosso diretor, professor Ruy Guérios, apesar de ainda ser apenas um sonho. Lembram da canção do Raul Seixas “sonho que se sonha só é só um sonho que sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”? Pois é, o Ruy confia nesse dizer e busca agregar mais pessoas para poder alimentar sua intenção, e realmente tornar-se um projeto! Diga-se, um projeto de grande envergadura!

Conhecendo a fundo a situação dos jovens que habitam Guarulhos e o seu entorno, lembrou de um antigo sonho e chegou à conclusão que agora é a hora de levá-lo à prática.

Sabedor da situação do nível de desemprego no país, bem como da baixa renda da maioria da nossa população, agora mais do que nunca, é hora de agir.  Quem conhece o Ruy sabe que ele não fica de braços cruzados. Ele já liderou junto ao Eniac inúmeras ações, e claro, sempre ligadas aos jovens e à educação. Seu slogan é “transformar a vida das pessoas pela educação”. Na atual crise, uma das mais sérias da história, o Eniac quer dar mais uma contribuição para apoiar, principalmente, os adolescentes da região. 

Então, seu plano agora é “disseminar conhecimento e capacitação a pessoas de baixa renda comprovada, por meio de uma graduação em programação, com a qualidade do sistema Eniac de ensino. Os alunos deste curso não pagariam nada até conseguirem um emprego”. 

E como sua intenção pode se concretizar? Ele faz um chamado aos ex-alunos, conclamando-os para ministrar os cursos. Sim, aqueles alunos que receberam qualificação padrão Eniac e aos inúmeros ex-alunos que hoje estão à frente de empresas que podem absorver essa mão de obra, agora qualificada. Enfim, é possível criar uma rede de oferta e demanda, entre os cursos de formação e as necessidades do mercado. Uma grande “corrente do bem”.

Inicialmente, a intenção está voltada para cursos na área de tecnologia, onde ex-alunos serão os mentores dos jovens. Outros temas, também, serão agregados no decorrer do processo: áreas onde ex-alunos sintam-se motivados e qualificados para mentorear as pessoas em suas jornadas. 

Caberá ao Eniac, por meio do prof. Caio Fernando, coordenador do Ensino Médio, e do prof.Rodrigo Fukunaru promoverem as gravações das video-aulas. 

Muito importante salientar que, por enquanto, o sonho ainda está germinando. Muitas cabeças, com mentes e corações abertos, já estão pondo a mão na massa para dar corpo (e pernas!) a esse intento. A estrutura necessária para se manter de pé já trabalha a pleno vapor!! 

É um grande sonho, convenhamos! Em uma ponta, alunos que necessitam formação e na outra, o mundo dos negócios que carece de pessoas com qualificação! Vamos combinar que é plenamente factível??

E então, vamos arregaçar as mangas e compartilhar com ex-alunos que topem participar desta rede de inclusão? Como diz o Ruy, então vamuuuu!!

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 27 de abril de 2020

Categorias: Colégio, Educação, Empregabilidade, Faculdade, Institucional, Mentoria, Notícias, Polos EAD, Tecnologia
Tags: .