I Campeonato Sul Americano WKSF

V Campeonato Brasileiro FBKL

Kettlebell Sport 2018

 

Uma grande celebração do Kettlebell Sport –  levantamento de pesos de origem russa –  aconteceu no final de semana dos dias 1 e 2 de dezembro de 2018 nas dependências esportivas do Centro Universitário ENIAC, que apoiou amplamente a organização desse evento esportivo.

Prof Fábio Kao, coordenador do Curso de Graduação em Educação Física do ENIAC participou representando o ENIAC , ao lado de outros representantes, da cerimônia de abertura do Campeonato.

Cerca de 80 atletas do Chile, Estados Unidos, Argentina e Brasil atestaram a força e popularidade que essa modalidade vem ganhando em território nacional desde 2014, e na América do Sul em geral.

Foram disputadas provas clássicas do esporte, que consistem em levantar pesos com aspecto de chaleira por até 10 minutos, ininterruptamente. O campeonato valia índice para uma vaga na Seleção Brasileira de Kettlebell Sport 2019. Grandes marcas foram alcançadas, e o time brasileiro terá reforços para a disputa e torcida do próximo mundial em Dublin, (Irlanda) de 23 a 26 de maio de 2019. O Brasil agora poderá ser representado por 16 atletas, oito homens e oito mulheres.

Destaque para o atleta Emanuel de Oliveira, kettlebell lifter com apenas 12 anos de idade, competindo com pesos de 16kg na categoria internacional U15 (Under 15).

O evento de envergadura internacional foi o maior e mais importante já realizado na América do Sul, e recebeu amplas manifestações de aprovação por parte dos atletas, técnicos e treinadores.

A parceria com o ENIAC, que cedeu os locais e apoiou amplamente toda a infraestrutura audiovisual, foi fundamental para o sucesso dessa realização. Docentes e discentes do ENIAC colaboraram em caráter integral e de forma impecável para o perfeito andamento dessa empreitada.

Alunos dos cursos ENIAC de graduação em Educação Física e Fisioterapia participaram como auxiliares de arbitragem ao longo de todo o evento, dando suporte ao quadro de arbitragem oficial. Além das horas complementares atestadas em certificado, os alunos receberam bolsa de 100% em um curso de formação em Kettlebell Sport da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting.

 Parabéns aos atletas e ao suporte impecável do Eniac!!

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 18 de dezembro de 2018

Categorias: Institucional, Notícias
Tags: .