Índice 4 ( no máximo 5) e outros indicadores denotam “grau de excelência” da instituição

O Ministério da Educação acaba de divulgar as posições das várias Instituições de Ensino e o Eniac obteve grau 4 (quatro) no quesito IGC Índice Geral de Cursos – principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro.Tal informação é divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

E você sabia que:

  • o grau 4 obtido pelo Eniac é o único da cidade de Guarulhos e região?
  • somos o 12º melhor Centro Universitário do Estado de S.Paulo?
  • uma comissão do MEC analisou dados para credenciamento da Faculdade ENIAC como Centro Universitário. Agora temos um Centro Universitário e uma Faculdade. Daqui a poucos meses sairá a portaria definitiva da mudança, também, desta Faculdade para Centro Universitário e que foi avaliado com grau 5 (cinco)?
  •  segundo o MEC, entre todas as instituições públicas e privadas de Guarulhos, o Centro Universitário  ENIAC é o melhor avaliado pelos próprios alunos nos indicadores “Organização Didático-Pedagógica” e “Infraestrutura e Instalações Físicas” ?
  • na cidade de Guarulhos, entre as instituições privadas, dos cinco melhores cursos avaliados em 2017, 4 (quatro) estão instalados no Centro Universitário/Faculdade Eniac?
  •  o curso de Tecnologia em Gestão de Produção industrial do Centro Universitário ENIAC é o 2º melhor colocado entre os 19 ofertados pelas instituições privadas e públicas no Estado de São Paulo ?
  • o curso Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário ENIAC  é o 4º melhor colocado entre os 46 ofertados pelas instituições privadas e públicas no Estado de São Paulo ?

 

 A  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em primeiro lugar no ranking, com a melhor nota no IGC, a mesma avaliação do ano passado. Segundo o relatório, mais da metade dos cursos se encontra na faixa 3 (três). Nas duas avaliações de excelência, 36,3% dos cursos ficaram na faixa 4 (quatro) e apenas 2,3% deles alcançaram 5 (cinco), a melhor nota do IGC. A escala vai de 1 (um) a 5 (cinco). 

Apenas 34 instituições de ensino superior do país, entre 2.056 analisadas no ano de 2017, obtiveram conceito máximo no IGC, indicador que avalia a qualidade dos estabelecimentos que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Desse número, 16 são públicas — sendo 14 federais e duas estaduais – e 18 são privadas. Elas correspondem a 1,6% do total de instituições avaliadas pelo Inep, autarquia do MEC, e se concentram nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/12/18/16-instituicoes-ensino-superior-conceito-5-mec.htm?cmpid=copiaecola

 

Resta salientar que é o Prof. Me. Marcelo Dias de Sá o responsável pela organização e apresentação de dados do Eniac para os avaliadores do MEC. Agradecemos seu trabalho e sua dedicação .

 

Parabéns aos professores, alunos e colaboradores do Centro Universitário Eniac.

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 20 de dezembro de 2018

Categorias: Educação, Faculdade, Institucional
Tags: .