Escola localizada em Pimentas, um dos bairros mais carentes do município,

receberá por 5 anos, apoio estrutural e pedagógico do ENIAC

Você conhece a Parceiros da Educação? eu também não conhecia, até ficar sabendo da concretização do acordo em cerimônia ocorrida na última 3ª feira, dia 12/11. 

Parceiros da Educação é uma organização independente e sem fins lucrativos que busca melhorar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e contribuir com políticas públicas educacionais. 

Essa é uma notícia promissora em muitos aspectos, concordam? A educação pública estabelecer uma forma de trabalhar, recebendo suporte de uma instituição renomada como o Eniac é motivo para grandes comemorações, em todos os sentidos!!

Com o acordo, o Eniac, por meio do seu braço social Eniac Innovation, pelos próximos cinco anos, atuará para melhorias estruturais e pedagógicas na Escola Estadual Professor Levi Vieira de Maia, na Vila Any, bairro dos Pimentas.

O primeiro a comemorar foi o diretor e mantenedor do Eniac, prof. Ruy Guérios que elogiou o ambiente da escola e a integração entre direção, professores e alunos: “Há 42 anos eu trabalho com educação. E poucas vezes eu me deparei com um ambiente tão bacana como esse aqui. Estamos diante de um tesouro”. 

Para o prof. Ruy a expectativa é que os resultados alcançados pela ação pioneira em Guarulhos estimulem outras instituições e empresas. “O Eniac é a primeira instituição do município a formalizar uma iniciativa como essa, com a Parceiros da Educação. A gente pode fazer mais coisa, principalmente nas áreas de tecnologia, inovação, automação.  São áreas que estão mudando o mundo de hoje. Vamos fazer um trabalho maravilhoso nesses 5 anos para que possamos estender esse trabalho para outras escolas”. E, todos nós do Eniac conhecemos a determinação incansável do prof. Ruy quando “abraça” um projeto!

O assunto, inclusive, já é tema em discussão no CODEMGRU – Conselho de Desenvolvimento Municipal da Prefeitura de Guarulhos,  que criou uma câmara específica para discutir parcerias com escolas públicas, presidida pelo prof. Daniel José Lopes Jr., outro entusiasta educador do Eniac.

Por outro lado, a diretora de Relações Institucionais da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero, se emocionou com as apresentações dos alunos da escola e assim explicou essa oportunidade: “Na prática, a cada ano vamos traçar planos de ação, em conjunto com a comunidade escolar e que apresentaremos ao nosso parceiro Eniac para implantação”.

Ainda para este ano de 2019, a parceria terá como ações:

  •  a aquisição de materiais para disciplinas eletivas e clubes;
  • a ampliação do acervo da sala de leitura; 
  • a aquisição de um notebook para a coordenação pedagógica;
  • a educadora Michelle Ferreira será o apoio do facilitador de parcerias,  Ela estará, semanalmente, na escola acompanhando o dia a dia e a implementação do plano de ação. Nesse sentido, a organização fica responsável por monitorar a evolução do desempenho escolar, promovendo eventuais ajustes necessários, além de fazer a gestão e prestação de contas dos recursos financeiros do parceiro.

“As prioridades do plano de ação são intervenções voltadas à melhoria da aprendizagem dos alunos: a formação continuada dos professores, recuperação dos alunos em defasagem, capacitação da equipe gestora, integração comunidade-escola, entre outras”, explica Marcos Mitidieri, coordenador de Novas Parcerias da Parceiros da Educação.

A diretora da escola Levi Vieira de Maia, Izildinha Natália Tosi, e a diretora regional de ensino Sul, Maria Aparecida Barretos, elogiaram o corpo de professores que ajudou a escola a fechar a parceria. “Não conseguiríamos sem vocês, professores”, disse Izildinha.

“As pessoas não costumam falar da escola pública com orgulho. Mas aqui o povo é “briguento”, no bom sentido. Lutou muito para a escola se tornar ensino em período integral. Nossa escola é nosso tesouro. Essa parceria é uma conquista e vocês, alunos e professores, têm o direito de se apoderar e se aprofundar nela”, propôs Barretos.

Então, concordam que temos muito para comemorar!?!

E nós aqui, mais uma vez, repetimos “Orgulho de ser Eniac”

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 14 de novembro de 2019

Categorias: Educação, Institucional, Notícias
Tags: .