Confira aqui as três grandes áreas de atuação

O Eniac abriga inúmeras ações sociais. E agora com a crise sanitária, desenvolveu várias, principalmente, no âmbito da Educação, atendendo uma população carente, sobretudo, de recursos tecnológicos.

Minha intenção aqui é destacar as ações do CITIG/ Innovation, o braço social do ENIAC.

A organização social Innovation, associação sem fins lucrativos, dedica-se há alguns anos a projetos ligados a Inovação, sobremaneira na área da Educação, e ainda a Impactos sócio-ambientais. 

Neste momento crítico que estamos vivendo, a Innovation, por meio de doações de inúmeros parceiros, implementou junto ao  CITIG   a produção de EPI’s.

Logo no início da pandemia observou-se a grande falta do equipamento, que faz uma grande diferença para todos os profissionais envolvidos na linha de frente da área da saúde. Imediatamente, teve início a produção dentro do FABLAB, onde foi desenvolvido um modelo, em acetato, com todas as especificações necessárias para o melhor desempenho. Esses escudos protetores são feitos em 3 tamanhos, para diferentes idades, o que possibilita e amplia o conforto para o usuário.

E hoje, essa produção atinge a incrível soma de quase 10.000 unidades que foram doadas a hospitais públicos, UBS’s, UPA’s e  ONG’s . Além desses equipamentos foram também desenvolvidos respiradores e máscaras faciais de tecido neoprene.

Todas essas informações, bem mais detalhadas, estão disponíveis no novo site do braço social do ENIAC http://innovation.org.br/

O blogue, entretanto, também se constitui num instrumento de divulgação e compartilhamento, certo? É sempre bom manter um registro das iniciativas e atividades do ENIAC.

Nesse sentido, o programa Universidade Aberta ENIAC é uma ampliação do ENIAC Open que já atende alunos e comunidade desde o início da quarentena.

Existem 4 “frentes” principais, todas essas linhas de atuação são on line evidentemente, e totalmente gratuitas :

 1) formação em cursos técnicos,

 2) formação de professores  – 7 encontros, focados em metodologias     ativas, 

3) educação básica – aulas sobre as diferentes disciplinas, destinadas tanto a alunos da rede pública como privada, e 

4) formação de funcionários de empresas

Algumas dessas frentes, ainda estão em estruturação, mas podemos adiantar que perto de 350 alunos – entre cursinhos pré-vestibular e aulas de Linguagem e Matemática para Ensino Médio de escolas públicas –  já estão se beneficiando.

 Os detalhes dos cursos e todas as vantagens do Programa é possível visualizar aqui 

vestibular.eniac.edu.br/universidade-aberta

O Projeto Emergencial de Alimentação e Agasalhos, começou com uma ação do Colégio ENIAC, que fez uma campanha de coleta de alimentos não perecíveis e agasalhos, quando da distribuição do material didático aos alunos (já em fase de ensino online em casa).

Foram mais de 600 Kg de alimentos e muitos agasalhos, doados para a Olhar de Bia, uma das Instituições cadastradas pela Innovation, que atua nas comunidades de Guarulhos.

Considerando as dificuldades enfrentadas pela população em função da pandemia, a Innovation resolveu estender a campanha até o final do ano. As doações pelo drive-thru (no estacionamento do ENIAC), passaram a ter uma data permanente – aos sábados das 8 às 14. Sempre que tiver alimentos, cobertores ou agasalhos para doar, pode passar lá, que o pessoal do CITIG está a postos para  receber.

Agora, se preferir contribuir com dinheiro, há os caminhos indicados no site. As instituições cadastradas representam mais de 600 famílias residentes na região do Recreio São Jorge, do Cabuçu e do Pimentas. 

A contribuição social faz toda a diferença, claro, principalmente para quem recebe!

É por isso que falamos do orgulho de ser Eniac!! 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 26 de junho de 2020

Categorias: Colégio, Educação, Ensino Médio, Institucional, Notícias.