Para dar continuidade aos registros da metodologia implantada pela Coordenadora Pedagógica, prof. Andressa Ruiz, no Colégio Eniac, vários alunos foram convidados a darem depoimentos sobre a atividade.

O “Momento Respiração” ou Meditação, de acordo com estudos de vários especialistas em Educação é, comprovadamente, uma atividade que promove inúmeros benefícios aos participantes, conforme já mencionado, também, em blogues anteriores. Inclusive, atua na prevenção dos males da depressão, atualmente, atingindo parcela considerável de jovens e até de crianças. 

Assim, alguns alunos foram chamados a relatar sua experiência. Logo  que a pergunta era feita “como se sentiam ao parar alguns minutos para relaxar e só respirar?” as expressões faciais e todo o gestual do corpo já manifestavam um sentimento forte de contentamento e aprovação. Seus olhos se abriam, como costumamos fazer diante de algo novo e inusitado, o sorriso se alargava e diziam : “é muito legal”.

A seguir, selecionamos alguns depoimentos que expressam a experiência desses momentos:

“É muito bom, porque a gente chega do lanche muito agitado. Quando paramos para respirar, a gente se acalma e depois a aula não fica tão barulhenta” –  Isabelly – 6° ano B

“Eu acho bom o momento de respiração, ele faz a gente que tá elétrico depois do lanche se acalmar eu amo!!! nesse minuto eu aproveito para descansar e aproveitar o silêncio”. Emilly Gabriele Dias Bandeira – 6ºA

“Na hora da meditação que acontece diariamente eu me sinto uma pessoa mais calma mais relaxada, que todos aqueles problemas ficaram para trás que todo aquele stress fica lá fora, a meditação te faz ficar mais focada, e além que previne a depressão esse é o meu ponto de vista da meditação.” Emily Gabriele F.de Sá 6ºA

“O momento respirar foi uma iniciativa do colégio, que na minha opinião, foi uma ótima proposta para alunos e professores. Em meio a correria do dia a dia, um minuto para não pensar em nada, relaxar e renovar as energias, fez a diferença no meu cotidiano e, acredito que fará para outros alunos também.” – Maria Luiza G. Vieira – 8° A

“Na minha opinião esse momento é bom, pois nos deixa mais calmos e nos alivia da ansiedade e também nos faz pensar.” (Carolina G. da Silva – 8º C)

“Quando o colégio Eniac incentivou aos professores a fazer um minuto de silêncio com os alunos, eu gostei muito, pois a pessoa acaba alcançando paz e amor dentro de si, além de se conectar com seu inconsciente, Isso é maravilhoso!” (Carlos Miguel Gonçalves Goes – 8ºB)

“Eu gosto de refletir e me acalma muito.” (Kauã Sousa Santos – 7ºC)

“ Tem um momento que precisamos respirar e pensar pois se agirmos, faremos a escolha errada e depois iremos ficar arrependidos. Acho que respirar é fundamental, tanto para a nossa mente quanto para o nosso corpo. A meditação faz muito bem para a nossa cabeça. Se imaginar em um local como gosta, com alguém que ama é essencial. Diminuir o ritmo tão acelerado do nosso dia é preciso!” (Emanuelle Rangel de Araújo – 7º A)

“O momento respirar foi uma iniciativa do colégio, que na minha opinião, foi uma ótima proposta para alunos e professores. Em meio a correria do dia a dia, um minuto para não pensar em nada, relaxar e renovar as energias, fez a diferença no meu cotidiano e, acredito que fará para outros alunos também.” (Maria Luiza G. Vieira – 8° A)

“O momento de respirar, logo após o intervalo, faz com que a minha mente retire um pouco das preocupações, ficando mais aliviada. Com a inspiração pelo nariz e expiração através da boca, eu sinto um leve conforto, principalmente quando se faz vagarosamente. Aliás, quando a professora coloca músicas e sons de algo, duplica esta boa sensação.” (Gustavo Soares dos Santos – 8° D)

“ Quando realizamos esta atividade, eu sinto o meu corpo mais leve e consigo prestar mais atenção quando a professora está explicando. Fico mais animada! É um momento único e muito gostoso. Eu amo ter um tempo para imaginar as coisas boas que a natureza tem “. (Sandy Nataly Pardim de Carvalho – 8°D)

“Com a turbulência dos dias de hoje, muitas vezes deixamos de pensar em nós mesmos, e isso acaba por afetar nossa saúde mental, o que pode gerar muitos problemas com ansiedade afins. Dedicar ao menos um  minuto do dia para refletir, quando praticado, pode ter grande influência no modo que vivemos. Para encontrar uma solução, às vezes é necessário respirar e afastar-se do mundo. Enquanto  presente no silêncio, é possível tentar entender como levamos a vida, e, de alguma forma tentar melhorá-la.” (Livia Pereira Kashiagura – 8º A)

Capa: Livia Pereira Kashiagura – 8º A

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 4 de abril de 2019

Categorias: Educação, Fundamental I, Fundamental II
Tags: .