Evento é de importância fundamental para diversas áreas do conhecimento

 

Do dia 25/05 até 29/05  ocorre a VII Semana de Formação de Professores STHEM Brasil – e a Formação chegou de um jeito novo. O trabalho será totalmente on-line, e com o apoio dos parceiros internacionais: Laspau/Harvard, ASU e TEC de Monterrey.

Nosso diretor-presidente, prof. Ruy Guérios, estava presente e, também, fez um  pronunciamento na sessão de abertura desta Semana de Formação.

Como em eventos passados, três professoras do Eniac participam dessa Semana de Formação: Gabriela Ballalai, Gestora do Programa de Internacionalização, Cristina Melo da Escola da Construção e Luanna S. Siqueira do Ensino Médio do Colégio Eniac.

Abaixo transcrevo impressões da prof. Simone Vianna, representante do Eniac no STHEM Brasil: 

“Nestes dois dias, 25 e 26, falamos sobre Inteligência Artificial aplicada à Educação. 

Pode ser que alguns não se sintam parte deste assunto, pois não atuam na área de TI. Mas não é verdade, leiam até o final, por favor.

Na área de IA (Inteligência Artificial) vimos emergir práticas e atividades que demandam profissionais para além dos que atuam na área da Computação a exemplo dos Cientistas da Computação, Cientistas de Dados, Programadores.

Neste novo segmento temos um papel super importante para os Designers de Experiência (UX Designer) e para os Especialistas em Gramática, por exemplo. Isso, sem contar os profissionais da área de Marketing Digital.

Para criar uma solução de Inteligência Artificial é preciso criar o que chamamos de “bots”, “assistentes ou personagens virtuais” a exemplo da Bia, do Bradesco, da SIRI e da ALEXA. Por ora, não cabe diferenciá-los, pois não é esse o objetivo deste comunicado. Mesmo porque, outros profissionais saberiam diferenciá-los melhor do que eu.

O que quero, ao invés disso, é pontuar que para a criação da BIA (Bradesco), por exemplo, foi preciso toda a idealização de uma persona (personagem), com características e comportamentos próprios.

Daí, a colaboração dos profissionais da área de Marketing, Linguagens/Comunicação. Uhhh! campo interessante para os da área de Jogos Digitais também.

Uma vez criada a personagem devemos questionar, dentre outros: 

– como ela deverá interagir com seu público? 

– que perguntas deverá interpretar? 

– de que forma deverá responder para tais perguntas?

Uau, gramática pura (há quem prefira dizer semântica). Excelente campo de atuação para os que atuam na área de Linguagem / Comunicação. Sim, profissionais que desempenham funções repetitivas tendem a ser substituídos pelos bots. Todavia, outros profissionais serão necessários.

Fica aqui a pergunta: será que estamos desempenhando nossa docência para o desenvolvimento destes profissionais do futuro?”

Abaixo, clickando em vídeo vc pode acessar o prof. dr Kelly Parke. E mais abaixo, o Mapa Mental elaborado por Simone Vianna a respeito do tema que transcrevi.

Link com o vídeo INICIAL do Dr. Prof. Dr. Kelly Parke ( arquiteto de I.A. da Universidade de York em Toronto Canadá) 

Mapa Mental – Simone Vianna – IA by Kellu Parke

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 28 de maio de 2020

Categorias: Bilingue, Colégio, Educação, Faculdade, Internacionalização, Notícias
Tags: .