Empreendedorismo e Projeto Integrador no Centro Universitário Eniac

Olá, estou aqui para apresentar uma notícia importante para quem está pensando se vai fazer ou não faculdade e que pode promover uma diferença em tudo que já ouviu. 

Você sabia que logo no primeiro semestre, quando começa a frequentar o ambiente universitário do Eniac, ao mesmo tempo, é o começo da realização de seu sonho? Aquele que você imaginava desde quando era criança? 

É que logo ao entrar no Centro Universitário Eniac existe uma matéria, comum a todos os cursos, chamada “Projeto Integrador” que vai lhe acompanhar por todos os semestres.

Claro que você bem sabe que um dos grandes objetivos de cursar uma universidade é ampliar horizontes. Atualmente, como falam os grandes inovadores em educação, o importante não é o que você sabe, mas o que você faz com o que você sabe! 

O prof. Renato José Fernando, coordenador do módulo básico, é o responsável pela recepção dos alunos no começo dos cursos: assessora para que possam aprender, também, como tornar o novo aprendizado em uma fonte de ganhos. Ele Instrui e revela que o empreender pode caminhar junto com sua formação. Em um pequeno grupo de três pessoas, que podem ser alunos de áreas diferentes da sua, aí o empreendedorismo começa a ser explorado com a mão na massa. Ou seja, você vai ganhando habilidades e aprofundando seu desenvolvimento com suas próprias pesquisas. É importante salientar que a prática se traduz em contatar empresas locais, de pequeno porte, e realmente promover melhorias nos empreendimentos regionais. Sempre sob orientação do professor gabaritado para facilitar alguns caminhos mais “pedregosos”… 

Modificações vão ocorrer, mas a semente está lá plantadinha. O que vale mesmo é a paixão por uma ideia, um assunto, e principalmente a emoção que vem junto. Vai precisar nutrir, às vezes fazer algum enxerto, mas a base está lá.

Voltando ao Projeto Integrador, além de adentrar ao campo de seu interesse, ou seja, seu curso, juntamente começa a se envolver com outra área. Por exemplo, desenvolvendo projetos integrando pedagogia com saúde, administração com psicologia, radiologia com engenharia, saúde com marketing e por aí vai…são tantas as possibilidades quanto sua imaginação e interesse sonharem!

No decorrer da vida universitária são projetos pessoais ou de equipes – no máximo três pessoas – mas por outro lado, contribuem também, com a vida de outras pessoas ou de comunidades inteiras.

E isso importa muito! talvez seja o que mais importa!! a ampliação de horizontes faz você enxergar com outros olhos o seu entorno.

Está muito bem comprovado que o que traz realmente felicidade é o quanto você colabora com outras vidas além da sua.

Lógico que todos queremos ter sucesso, viver da melhor forma possível, ganhar dinheiro, mas no final o que todos queremos e sonhamos é um mundo melhor, a começar pelos que estão à nossa volta, em nossa cidade, em nosso país. 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 30 de janeiro de 2020

Categorias: Colégio, EAD, Educação, Empregabilidade, Ensino Médio, Faculdade, Notícias.