Entre os dias 24 e 26 de junho aconteceu no Centro Universitário ENIAC, a terceira etapa do curso Sala de Aula Invertida.

Promovido pelo Núcleo de Inovação Pedagógica do ENIAC, seu principal objetivo foi colocar nossos professores para exercitar, na prática, todo conteúdo abordado durante as duas primeiras etapas deste curso. Trata-se de uma tarefa essencial para a compreensão dos desafios trazidos pelo novo modelo pedagógico que estará em vigor, a partir deste segundo semestre.

Nossos professores foram convidados a preparar o conteúdo de uma aula invertida e compartilhar em grupos de Whatsapp com seus colegas, que acessariam anteriormente a aula para estudo prévio.

Durante o encontro, os professores propuseram já de início avaliações sobre o conteúdo estudado para em seguida, participar de uma atividade prática sobre o tema e, por fim, todos foram convidados a avaliar as atividades propostas pelos seus colegas.

Foi uma experiência bastante desafiadora, pois os professores sentiram-se no lugar dos alunos e puderam então refletir sobre seu fazer docente e sobre a metodologia em questão, na qual estes estudantes devem protagonizar o encontro presencial. Além disso, foi um momento importante para conhecer a prática pedagógica de seus colegas, o que propiciou a ampliação dos horizontes, sobre novas possibilidades, novas formas mais criativas de engajar o aluno no conteúdo em questão.
Confira abaixo, alguns momentos deste curso.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 26 de junho de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Faculdade, Inovação
Tags: , .