Depoimentos dão ênfase ao desempenho avançado do Eniac

As professoras do Eniac que participaram do Módulo II de “Formação Sthem” enviaram o testemunho das atividades que vivenciaram durante o processo. Além do aprendizado obtido, puderam reconhecer o quão o Eniac está bem posicionado nessa metodologia, o que é motivo de orgulho e muita satisfação.

Seguem depoimentos que compartilharam:

Luanna S. Siqueira:

“Nesse segundo módulo de formação STHEM tivemos muitos debates e reflexões sobre a estrutura de aulas online e modelos digitais flexíveis. Entre as dinâmicas, passamos desde o desenvolvimento de planejamentos para esse modelo, até formas de aferição da aprendizagem dos nossos discentes. E, também, plataformas que podem ser grandes aliadas das nossas práticas diárias em sala de aula virtual. 

A interação e uma grande troca entre as instituições envolvidas foram extremamente interessantes, valorizando ainda mais os recursos que temos disponíveis para auxiliar na estrutura de aulas virtuais. Segue aqui uma planilha com algumas ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula no modelo flexível digital”:  http://bit.ly/RecursosonlineEniac

Cris Melo:

Este segundo momento de encontro do módulo de Formação de Professores focou bastante na flexibilização do aprendizado em meio digital, perfeitamente aplicável em nossos dias atuais. Percebi que muitas das ferramentas apresentadas já são aplicadas no Eniac e isso me deixou muito confortável para acompanhar e possibilitou-me aprofundar minhas reflexões nas atividades. O desenho instrucional, que foi ponto-chave desses encontros, lembrou-me bastante o planejamento 3D que fazemos no início do semestre do Eniac e percebi como estamos à frente com nosso sistema de organização do semestre letivo! Mas a principal novidade, que aplicarei com meus estudantes, principalmente dentro das disciplinas de TCC, é a tabela de critérios de avaliação, levando sempre em conta os múltiplos pontos práticos e teóricos e como podemos melhorar, para cada um, em pontos específicos e muito personalizados!”

Simone Vianna:

O que eu tiro de muito bom que ocorreu nesta formação, foi a constituição do grupo de trabalho  STHEM Brasil IA , que discute questões sobre inteligência artificial aplicadas a educação e da qual eu faço parte. Logo após o fechamento do primeiro módulo, um grupo de  professores se reuniu na constituição deste grupo e de lá para cá já organizamos duas capacitações e algumas parcerias”.

O grupo de trabalho “STHEM Brasil IA” foi criado em 27/05/2020, a partir das discussões sobre Inteligência Artificial aplicadas na Educação, proferidas pelo Professor Dr. Kelly Parke, Arquiteto de Inteligência Artificial – York University | Toronto – Canadá, durante a VII Formação de Professores STHEM Brasil (Módulo 1) ocorrida em Maio de 2020.

Informações sobre este grupo de trabalho já estão disponíveis no site do STHEM BRASIL, ou clique aqui:

https://www.sthembrasil.com/ia-sthem/

Aí poderá ser visto um texto de grande valia sobre Inteligência Artificial redigido pela prof. Simone, nossa representante junto ao STHEM BR, bem como os avanços que estão sendo realizados nessa área.

Nossos agradecimentos às professoras pelo trabalho desenvolvido e um muito obrigado especial à prof. Simone pelo empenho em manter a chama viva do STHEM BR. 

 

Capa: Gabriel Duarte – MKT ENIAC

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 10 de setembro de 2020

Categorias: Educação, Faculdade, Notícias
Tags: .