Compartilhamento do Prof. Thiago Peruano, 

Técnico de Basquete das equipes do Colégio e Faculdades do Eniac 

 

O texto do blog de hoje, elaborado pelo prof. Thiago Peruano, mostra bem como a Educação Multidisciplinar e prática do Eniac propicia que os alunos se destaquem em várias áreas. O mérito é do corpo diretivo e dos docentes da Instituição, atentos aos sonhos e necessidades dos jovens que aspiram adentrar no universo do trabalho, cada vez mais competitivo e tecnológico nos dias atuais.

“No filme “Coach Carter”  –  “Treino para a vida” – Samuel L. Jackson interpreta Ken Carter que aceita ser treinador de basquete de seu antigo colégio, Richmond Oilers. Ele adota uma filosofia de trabalho na qual os atletas valorizam a educação perante sua comunidade (tanto o basquete quanto o ensino pedagógico) para que atinjam o curso superior com bolsas de estudo em grandes universidades. Os caminhos que o filme destaca foram árduos, tanto para Carter quanto para os atletas, onde algumas atitudes do treinador foram drásticas para garantir que os alunos se dedicassem a essas normas. 
O que mais importa nesse grande filme – que recomendo aos amantes do esporte e do basquete – é que podemos sempre aliar o esporte à educação, lembrando, aqui, que o Grupo Eniac, através da sua Coordenação de Educação Física e Esportes, preconiza exatamente esse conceito.

Como técnico de basquete das equipes do colégio e da faculdade, e também, como professor da graduação em educação física na disciplina de metodologia do treinamento de basquetebol podemos, aqui, enumerar vários exemplos que seguimos desse conceito de aliar o esporte à educação no departamento de basquete. Temos o programa de “bolsa atleta” para os alunos do colégio e da faculdade que possibilita a entrada de atletas da modalidade para competir pela Instituição. Vale lembrar que o processo é muito parecido com as principais instituições de fora do país que oferecem esse tipo de bolsa esportiva – o candidato faz um processo de avaliação escrita e depois tem a avaliação técnica para definir seu percentual de bolsa de estudos. O atleta bolsista do Grupo Eniac tem um compromisso assinado com a Instituição, não só para defender a equipe de basquete, mas também de ser um aluno exemplar antes de ser um atleta: deve ter notas satisfatórias, orientar outros alunos sobre a importância da prática esportiva, participar de eventos esportivos e culturais da instituição como modelo incentivador para outros alunos, além de se dedicar aos treinos e jogos. Graças ao compromisso desses atletas muitos outros alunos que nunca tinham treinado a modalidade começaram a procurar os treinos de basquete, e a frequentar nossa quadra poliesportiva, que vive lotada em nossos treinos em todas as categorias.

Temos pelo menos 4 equipes competitivas e uma turma de iniciação com pelo menos 50 alunos por treino. No ano de 2019 demos um grande passo ao montar a equipe universitária que disputou a Liga Paulista Universitária e colocou a Instituição Eniac no painel do esporte universitário. Em 2020, o Eniac se tornou a primeira e única unidade licenciada da NBA Basketball School na cidade de Guarulhos e com certeza terá em breve muitos alunos, quanto público externo, matriculados. Vale lembrar que este ano tivemos a pandemia de COVID-19 e isso, apesar de impedir a prática da modalidade em nosso ginásio, não impediu a procura pelos alunos do colégio e da faculdade, bem como de atletas interessados em ingressar nos nossos cursos do colégio e da graduação. 

Analisando o desenvolvimento e crescimento da modalidade cheguei à conclusão que “respiramos basquete”: nossa quadra tem os logotipos da NBA, os alunos querem trazer suas bolas de basquete para jogar no intervalo (o que deixa as inspetoras com os cabelos em pé – risos!!), os alunos conversam sobre basquete, usam tênis e outros acessórios de basquete que não atrapalham o uso dos uniformes, as crianças do ensino fundamental I e ensino infantil olham com seus olhos brilhantes e bocas abertas os treinos de nossas equipes (eles são o futuro da modalidade).
Outro ponto muito importante do trabalho com o basquete no ENIAC é mostrar aos atletas que competem e os que estão iniciando na modalidade que o basquete acontece também fora das quatro linhas: muitos experimentam nos nossos treinos as funções de árbitros, mesários e até técnicos de suas equipes. Isso é de suma importância, pois estimulamos aspectos como autonomia, liderança, motivação, criatividade, tomada de decisão e trabalho em equipe: esses aspectos são fundamentais no mundo corporativo e na profissão que este aluno vai escolher, lembrando que o basquete nesse processo é uma ferramenta e não o produto final para vencer na vida.

Tudo é supervisionado por mim e pela minha comissão técnica formada por 4 alunos da graduação em educação física: Thiago Ramos e Higor dos Santos do 6º semestre, Ítalo Correia e Maylcon Vinicios do 4º semestre.Temos um grupo de whatsapp onde discutimos métodos de treinos, nos organizamos para fazer capacitações de métodos de treinos da modalidade e fazemos nosso planejamento de treinos e até definimos as funções específicas de cada um em nosso trabalho: nos treinos, quem aplica os trabalhos de fundamentos, quem aplica os trabalhos de sistema defensivo, quem aplica os trabalhos de sistema ofensivo e quem aplica os trabalhos de preparação física. Nos jogos cada um tem uma função específica: estatística, aquecimento, orientação individual ao atleta, etc. Independente disso, todos tomamos decisões em conjunto e a organização tática/técnica fica por minha responsabilidade, respeitando sempre o desenvolvimento físico e cognitivo. Ressalto, aqui, que esses alunos da graduação, dificilmente, teriam essa oportunidade de estágio em outras equipes, clubes e outras instituições que trabalham com a modalidade. Essa experiência prática é fundamental para moldar sua capacidade de atuar na profissão. A regra é simples: capacitar e vivenciar a prática, só assim teremos futuros profissionais alimentando sonhos em jovens que buscam o basquete.”

Fotos das equipes Eniac cedidas pelo prof. Thiago Peruano

Capa editada por Gabriel Duarte – MKT Eniac

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 22 de outubro de 2020

Categorias: Colégio, Educação, Ensino Médio, Ensino médio tecnico, Esportes, Faculdade, Notícias.