O mercado de TI tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mesmo com a recessão da atual economia brasileira os profissionais da área não sabem o que é desemprego, atualmente ele emprega 1,3 milhões de trabalhadores no Brasil. Um dos fatores que contribuem para o aumento dessa demanda é o avanço constante das tecnologias móveis e armazenamento em nuvem ou Cloud Computing. Quem investir na área de TI tem praticamente certeza de retorno já que a tecnologia avança cada vez mais rápido. Sem mais de longas, vamos ver algumas informações que podem ser úteis para você que está pensando em se aventurar na profissão.

O que é?

A Tecnologia da Informação (TI) é muito extensa e pode ser definida de diversas formas, assim como na medicina por exemplo. Mas no geral ela é um conjunto que por meio da computação realiza atividades de armazenamento, produção, transmissão, comunicação, banco de dados entre outro. 

O que faz?

Como dizemos acima existem várias divisões da área, e por conta disso, é muito abrangente o que os profissionais fazem, mas de forma bem simples o que a maioria deles fazem é implementar, criar e/ou gerenciar sistemas dentro de empresas.

Quais áreas atuam?

Área Média salarial (R$)
TI Geral 1.483 18.386
Redes de Computadores 1.603 2.365
Telecomunicações 1.064 1.899
Infraestrutura 2.512 4.684
Banco de Dados 4.601 9.848
Comércio Eletrônico 2.898 16.386
Processamento de Dados 2.473 2.741
Programação 2.461 8.196
Segurança da Informação 1.462 4.862

Fonte: Catho e Vagas.com

Quais exigências?

Pelo fato de ser uma área extensa como já citamos, fica difícil citar quais são os requisitos mínimos para ingressar na carreira. Porém no geral pode-se considerar como fundamental além de lógica e raciocínio que o candidato principalmente no caso de programadores tenha conhecimento nas seguintes linguagens:

  • HTML;
  • JavaScript;
  • SQL;
  • PHP;
  • Java ;
  • .NET.

Você pode adquirir esses conhecimentos e ingressar na carreira de TI estudando os seguintes cursos (clique no link para saber sobre a grade de disciplinas cursadas, duração, tipo e mensalidades):

 

Inglês com certeza é ótimo pelo fato dos comandos serem todos em inglês, mas não é nenhum limitador para se trabalhar com isso e nem é preciso ser fluente para entender as linguagens.

Estágio

É fundamental que as pessoas façam estágio durante seus estudos, a vivência prática para quem quer trabalhar no mercado de TI é muito importante para o amadurecimento dos conceitos abordados em sala de aula, o ideal é que se tenha aulas práticas durante a formação, a parcela de empresas que contratam pessoas formadas sem estágio é muito baixa. Quem estuda na Faculdade Eniac podem contar com a Agência de Talento para dar uma ajudinha nesse momento. 

Quem recruta?

Empresas de todos os segmentos, principalmente as voltadas para tecnologia.

Qual o momento ideal para iniciar estágio?

Recomendamos que você comece a procurar um estágio entre o final do segundo semestre e o terceiro nos cursos tecnólogos e no quarto semestre nos cursos de bacharelado.

Prós e Contras

Sem dúvida podemos dizer que uma das vantagens é que não falta emprego e as projeções de crescimento para o setor são cada vez mais positivas. O fato de você poder trabalhar do computador de casa e em qualquer outro lugar que você esteja na maioria dos casos é positivo para muitos. Por fim, podemos dizer que os profissionais são bem remunerados e tem um ótimo retorno em cima dos seus investimentos com os estudos. Por conta da constante atualizações que acontece na tecnologia, os profissionais precisam se manterem sempre atualizados e em busca de mais conhecimento, pelo risco de você poder ficar obsoleto facilmente por conta dessa rápida transformação que acontece esse pode ser considerado um contra.

Recomendação

A tecnologia na vida contemporânea tem sido cada vez mais valorizada, tanto no mundo dos negócios quanto nas relações interpessoais, estamos rodeados de aparelhos tecnológicos durante nosso dia a dia e está se tornando cada vez mais difícil se desconectar deles, até na hora de dormirmos o aparelho celular está ao nosso lado. De forma extremamente criativa o profissional de TI desenvolve coisas incríveis que as pessoas amam usar o tempo todo. Sem dúvida se você gosta de lógica e de programação essa é a carreira certa para você investir.

Por: Leonardo Amaral

Publicado em: 30 de maio de 2020

Categorias: Faculdade, Notícias, Tecnologia, Tecnologia da Informação, TI.