Prof. Elvis Fusco do Citec Marília fala aos nossos alunos sobre como empreender e inovar no mundo 4.0

Nesta terça-feira, dia 13 de novembro, aconteceu no Centro Universitário ENIAC uma conjunto de palestras sobre inovação e empreendedorismo na área de tecnologia,  todas elas ministrada pelo coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília, Prof. Dr. Elvis Fusco. Foi uma grande provocação para os nossos futuros profissionais de mercado.

Durante a primeira palestra, que aconteceu no período matutino, o Prof. Elvis começou sua fala destacando que nos dias de hoje, as organizações passam por uma transformação dos seus modelos de negócios. Trata-se de uma transformação para além da digitalização. Disse, ainda, que as empresas que não criarem uma agenda para tal transformação, o que inclui produtos, serviços e processos, rapidamente se tornarão obsoletas.

Outro destaque na fala do Prof. Elvis foi o empreendedorismo ligado a inovação. É comum encontrarmos, tanto no meio acadêmico, quanto no empresarial, estes conceitos separadamente, mas Elvis salientou que todo empreendedor é por natureza inovador.

Empreender não significa obrigatoriamente abrir ou mesmo inovar em seu próprio negócio, mas sim aplicar as competências empreendedoras a qualquer área de atuação, seja na vida pessoal ou profissional, sempre com vistas a auxiliar outras pessoas. Nas palavras do Prof Elvis, empreendedor é aquele profissional focado em compreender e buscar soluções para as "dores de nossa sociedade".

Sobre as  Startups, empresas de pequeno porte, que buscam um nicho no mercado, ao apresentarem um novo modelo de negócio, o professor Elvis destacou que tais empresas são criadas para:

  • resolver problemas de nossa sociedade;
  • utilizar aparatos tecnológicos nesta solução;
  • ser reprodutível e escalável; e
  • trabalhar em condições de extrema incerteza.

Elvis aconselhou nossos estudantes a focarem em seus propósitos e dedicarem seu tempo ao desenvolvimento de novas idéias, sempre estudando muito. Esses futuros profissionais precisam desenvolver não apenas competências técnicas, o que era requerido do profissional antigamente. No mundo de hoje, o profissional precisa reunir competências interpessoais e empreendedoras para inovar e conquistar seu espaço no mercado.

Muito aclamado pelo público presente, após a palestra houve uma bate-papo em ritmo descontraído, onde prof. Elvis respondeu a dúvidas e, em seguida, nosso reitor, o Prof. Ruy Guerios chamou ao palco Matteo Puosso Ritacco, ex-aluno do curso de Marketing do Centro Universitário ENIAC e atual empreendedor que está desenvolvendo sua startup. Ele descreveu sua trajetória que nos remete ao primeiro exemplo do modelo de aprendizado DUAL aqui do ENIAC, uma resposta da academia para a solução de problemas da sociedade.  Matteo apresentou também suas perspectivas em relação ao futuro de seu negócio, estimulando ainda mais nossos alunos a pensarem em seus verdadeiros propósitos.

O efeito foi imediato! Assim que saíram da palestra, alunos de TI foram imediatamente procurar Lucas e Wladimir no CITIG para propor suas idéias e iniciar seus projetos, contando para isso com todo suporte do Fablab ENIAC.

Com o público do período noturno,  as discussões foram também incríveis. A casa estava cheia e os nossos estudantes puderam refletir sobre uma série de caminhos e possibilidades profissionais.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 13 de novembro de 2018

Categorias: CITIG, Colégio, Empregabilidade, Ensino médio tecnico, Eventos, Faculdade, Inovação, Tecnologia da Informação, TI
Tags: , .