Evento de inovação acadêmica aconteceu nos dias 21 e 22 de março no Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos S/A – ITPAC Palmas – TO

O Centro Universitário Eniac, marcou presença em mais uma edição do Fórum STHEM Brasil, evento anual promovido pelo Consórcio STHEM Brasil. Formado por instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina, o encontro aconteceu nos dias 21 e 22 de março de 2019, no Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos S/A – ITPAC, localizado na capital do estado de Tocantins, a cidade de Palmas.O Fórum STHEM tem como objetivo divulgar projetos e resultados obtidos pelas instituições parceiras do consórcio por meio da promoção da aprendizagem ativa entre docentes e alunos das IES consorciadas.

Nesse ano, o Eniac apresentou seis trabalhos. “A cada ano, o Eniac envia um número maior de trabalhos ao Fórum STHEM e, felizmente, temos tido quase 100% de aceite de nossas pesquisas, o que evidencia o número crescente de professores que têm aderido à promoção da aprendizagem ativa”, conta a Profa. Simone Vianna, assessora de inovação pedagógica do Eniac. Com base em trabalhos apresentados nesse fórum, a docente publicou em 2017, em parceria com colegas de outras instituições, o e-book Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa.

Este evento foi o primeiro momento em que o novo modelo pedagógico do Colégio Eniac foi apresentado ao público. Baseado nas diretrizes da nova BNCC, o referido modelo preconiza um ensino integral e conectado à realidade do mundo, ou seja, às demandas profissionais da atualidade. O V Fórum Sthem Brasil foi também palco para apresentarmos nossas trilhas de aprendizagem, propostas para os 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio e, ainda, nossa trilha vocacional, especialmente desenhada para o 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de apoiar os jovens estudantes em suas escolhas profissionais.

O Eniac sabe que para implantar todas essas inovações no âmbito pedagógico é necessário um extenso processo de capacitação docente, preparando o professor para a nova realidade que o espera. Por este motivo que entre os trabalhos apresentados por nossa equipe, destacou-se a apresentação oral proferida pela Professora Simone sobre Capacitação Docente para uma nova realidade.

Focados em metodologia de aprendizagem ativa, os debates fomentados no V Fórum STHEM Brasil apresentaram por intuito discutir como estimular o protagonismo do aluno nas instituições de ensino. “Para potencializar esse comportamento, uma série de métodos podem ser utilizados, como o ensino híbrido, o aprendizado baseado em projetos ou em problemas, a instrução por pares, a gamificação entre outros”, explica Simone.

O ENIAC se orgulha da destacada participação de seus docentes em um Fórum tão importante como o Fórum STHEM Brasil.

Parabéns à equipe!

Confira abaixo seus melhores momentos.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 25 de março de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Notícias
Tags: .