O que é autismo? Você já ouviu falar sobre? Continue neste post para saber mais.

Autismo é um transtorno do desenvolvimento do cérebro que dificulta a comunicação, aprendizado e a interação social. Dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, para celebrar a data o Centro Universitário Eniac promoveu I Jornada de Inclusão TEA e TDAH que abordou diversos temas como: a inclusão do autista na sociedade, os direitos, os cuidados e os métodos de aprendizado do autista.

No primeiro dia houve uma participação de alunas de Pedagogia, que mostraram um projeto que estão desenvolvendo para o aprendizado com as crianças autistas.

Logo em seguida, houve o depoimento da professora Gisele, que é mãe de três crianças autistas. Ela diz “Não se preocupa se for ou se não for, o diagnóstico é um rótulo que lá na frente pode ser colocado de lado, que lá na frente esta criança, esse autista, pode virar um adulto funcional”. Depois os dois filhinhos mais velhos vieram falar com a plateia que estava ali.

A 1ª palestrante foi a fundadora da CIAAG (Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos), que trouxe o tema do aluno autista e o professor. Ela diz que é muito importante que a criança autista desenvolva um vínculo com alguém, independente de quem for, um professor, um aluno, inspetoras entre outros, e é com esse vínculo que poderá ocorrer um avanço significativo no aprendizado.

O 2º palestrante foi um profisisonal de Direito, que veio informar sobre os direitos dos autistas, nas escola, no trabalho, no próprio convênio médico que utilizam. Mostrou que dentro da Constituição Federal Brasileira de 1988, que fala sobre o direito da educação. Segundo ele, “Dentro da Constituição, nós temos que seguir: o princípio da dignidade da pessoa humana. O objetivo dentro da nossa Constituição é reduzir desigualdades sociais e a educação como um dever de todos, o dever de quem? Do Estado e da Família”.

Emocionante e muito esclarecedor, não é mesmo?

Não deixem de conferir o segundo dia do evento!

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 6 de abril de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade
Tags: , , , .