O ensino da Biomecânica nos cursos da Saúde muitas vezes está limitado aos exemplos dos exercícios oferecidos pelos livros que estudamos ou professor responsável. É muito raro um livro ou professor que explore os princípios ensinados na biomecânica em diferentes exercícios e diferentes mecanismos oferecidos pelas máquinas de musculação.

Um dos exemplos é o aprendizado sobre as alavancas onde todos os exemplos usados são alavancas equilibradas indicando uma relação errônea sobre vantagem mecânica. Outro exemplo é a limitação sobre o aprendizado sobre o resultado das forças aplicadas em um exercício e seus efeitos na articulação, que pode ser negativo quando não é apropriado.

O Centro Univeristário ENIAC com sua visão inovadora de ensino trouxe o RTS para ministrar uma aula sobre os avanços na área da Biomecânica, que explora estas falhas no ensino tradicional e promove a formação  de profissionais com grande habilidade de construir exercícios que reduzem o risco e aumentam os benefícios a longo prazo.

Foi uma excelente oportunidade para nossos estudantes aprenderem com a larga experiência de profissionais renomados como a Profa. Mariane Malucelli.

Confira abaixo alguns momentos desta aula.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 13 de abril de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Saúde
Tags: , , .