1ª Viagem de estudo ‘in loco’ propicia ampliar e integrar conhecimentos 

Notícia boa a gente gosta de espalhar! Vocês sabiam que a “Escola da Construção”, constituída pelos cursos de Engenharia, de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores viajou para as cidades históricas de Minas Gerais?

Os profs. Cristina Melo e Márcio Cantarelli acompanharam este programa de estudo ‘in loco’, guiando um grupo de 30 alunos dentre os três cursos. O itinerário envolveu três dias de locomoções, mas, na verdade, se constituiu numa verdadeira viagem no túnel do tempo.

Os estudantes partiram no dia 14/11 à noite e retornaram  no domingo à noite, dia 17/11. Os destinos foram as cidades de Tiradentes, S.João del Rei, Mariana, Congonhas, Belo Horizonte, Betim e retorno à São Paulo.

Em Congonhas visitaram – sempre acompanhados por um guia local – as principais obras do famoso escultor Aleijadinho – Via Sacra  e os 12 Profetas. Tiveram ainda oportunidade de conhecer, em Mariana, uma antiga mina de ouro, hoje desativada, a Mina da Passagem. Em Ouro Preto, a Casa dos Contos, museu em típico estilo barroco, que rememora a história do dinheiro no Brasil.  Ainda em Ouro Preto, nossa cidade mais representativa do período colonial, o Museu da Inconfidência, e também adentraram em uma senzala, que ainda causa espanto e constrangimento!  

Todo esse roteiro e muitos outros detalhes me foi contado por Marcos Assunção, aluno do 8º semestre de Arquitetura. Eu perguntei o que mais lhe havia impressionado e ele imediatamente me respondeu sobre a quantidade de ouro presente nas várias igrejas visitadas e o tempo de construção que variava em torno de 100 anos! “Imagine, e agora quando vemos uma obra demorar de 2 a 3 anos, achamos que é muito tempo!!” ressaltou Marcos.

Os profs. Cristina e Márcio acompanharam, durante todo o tempo, os alunos, inclusive na noite de confraternização, onde puderam comemorar a viagem torcendo para ser a primeira de muitas outras!!!

Parabéns professores e alunos pela iniciativa e aprendizado !!!

Edição da imagem da capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 21 de novembro de 2019

Categorias: Faculdade, Notícias.