A inovação não para aqui no Centro Universitário ENIAC!

No dia 31 de janeiro, nossa equipe de inovação, representada pelas professoras Simone Vianna e Nanci Horácio, foi convidada a conduzir uma capacitação em metodologias ativas ao corpo docente da FACENS.

Trata-se de uma colaboração entre IES parceiras em prol da inovação e mobilidade acadêmica. Por meio da troca de saberes, ampliamos nosso repertório e promovemos um ensino mais ativo, prazeroso e significativo, além de abrir a possibilidade de que estudantes possam conhecer a realidade de outras IES.

Esta capacitação ocorreu na forma de uma oficina de rotações por estações, método de aprendizagem ativo já bastante conhecido aqui no ENIAC, que surpreendeu e agradou nossos parceiros de Sorocaba. Trata-se  de uma estratégia de aprendizagem discutida no âmbito do Ensino Híbrido. Ela conta com atividades diferenciadas, acerca de um mesmo conteúdo, tema ou assunto, uma para cada estação.  Foram definidas três estações onde os professores, divididos em equipes foram convidados a utilizar a ferramenta on line Plickers para participar de uma atividade diagnóstica; em seguida, se reuniram para resolver um problema por meio de discussão em grupo e, a conhecer e refletir sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) participando de um jogo digital chamado ODS na Real, produzido pelo MediaLab ENIAC, em outra estação.

O dinamismo e a inovação das atividades superou as expectativas de nossos colegas que ficaram satisfeitos com a oficina e bastante reflexivos sobre as inúmeras possibilidades de aplicação durante seus cotidianos acadêmicos.

Felizes com os resultados obtidos, nossas professoras retornaram com a certeza de ter feito a diferença e, como já era de se esperar, inúmeros convites para novas ações em parceria.

#orgulhodesereniac

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 7 de fevereiro de 2019

Categorias: Educação, Faculdade, Inovação, Internacionalização
Tags: , , .