O curso de Pedagogia do Centro Universitário Eniac recebeu no último dia 16 de setembro, em seu auditório, Cláudia Sofia Indalécio Pereira, presidente da Associação Brasileira de Surdocegos, que convive com essa deficiência sensorial desde os seis anos de idade. Ela veio até Guarulhos para ministrar uma palestra sobre esse tema para os futuros pedagogos da instituição.
O indivíduo surdocego necessita de um atendimento educacional especializado diferente daquele destinado ao cego ou ao surdo, por se tratar de uma deficiência única e com características específicas, principalmente no que se refere à comunicação, informação e mobilidade.
Sem dúvida, esse contato foi de grande importância para a formação desses alunos, já que a educação inclusiva é um dos principais assuntos a ser estudados por eles durante o curso.
Foram noventa minutos de conversa, com muitas perguntas e bom humor, em momentos únicos de aprendizado e estudo para todos os presentes.
Dentre os assuntos abordados por Cláudia Sofia estavam a sua história com a surdocegueira, a adaptação pela qual ela precisou passar depois de ficar surda e cega, além dos meios de comunicação por ela usados: a Libras Tátil, que consiste em realizar os sinais da Língua Brasileira de Sinais na palma da mão da pessoa surdocega; o tadoma, que é uma espécie de leitura labial feita quando ela coloca a mão no rosto da pessoa e consegue perceber, pelos movimentos da boca, o que está sendo dito, e a comunicação háptica, que é feita por símbolos ou palavras e acontece em várias partes do corpo.
Cláudia Sofia atua na divulgação e conscientização a respeito da surdocegueira e atendeu gentilmente a um convite da professora Rosana Quitério para comparecer ao Eniac.
Certamente, nossos alunos e convidados se lembrarão desse momento e das lições de perseverança e determinação transmitidas por essa querida e importante palestrante.

Rosana Quiterio

Por: Rosana Quiterio

Publicado em: 20 de setembro de 2019

Professora do Centro Universitário Eniac e membro da equipe de inovação acadêmica.

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação
Tags: , , .