Não se fala em outra coisa. Todos nós estamos preocupados com a proliferação do novo coronavírus, responsável pela doença que já matou mais de 7 mil pessoas em todo o mundo, segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins divulgado na última segunda-feira, 16 de março, pelo portal G1.

O número é mais alarmante se considerarmos que os primeiros casos foram registrados no último dia de 2019, ou seja, foram mais de 2 mil óbitos por mês.

No Brasil, são quase 300 casos confirmados, com uma morte contabilizada. O número cresce rapidamente no país, assim como já aconteceu em outros locais, como na China, onde foram registrados os primeiros pacientes com a doença, e na Itália, epicentro da pandemia na Europa.

Diante deste cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde fizeram algumas recomendações para evitar a proliferação do vírus, entre elas, a de não haver aglomerações de pessoas.

Ciente disto e da gravidade da situação, o Centro Universitário Eniac vai suspender as aulas presenciais a partir do dia 23 de março, sendo que, nesta semana, já iniciamos uma paralisação gradual, com orientações aos alunos, pais e professores envolvidos em todos os cursos e em todas as séries da instituição.

No entanto, graças a uma plataforma digital adaptativa, o Eniac vai manter suas atividades, tanto as aulas como as avaliações, em modo online. Desta forma, a instituição continuará cumprindo sua missão educacional, mesmo sem a presença das pessoas em nossas unidades, evitando um prejuízo acadêmico a todos os nossos estudantes, sem deixar de atentar à saúde pública. Desde a pré-escola até a pós-graduação.

Na última semana, iniciamos um treinamento para a adaptação de alunos e mestres a esta ferramenta. Como uma instituição que sempre buscou a inovação e utilizou a tecnologia para encontrar soluções às demandas da sociedade, o Eniac, mais uma vez, consegue uma resposta bastante positiva a uma crise que afeta todo o mundo, sem paralisar o cronograma pré-estabelecido.

Isso sem contar o Eniac Online, plataforma de cursos remotos gratuitos que ofereceremos à comunidade, com direito a certificação e eliminação de disciplinas nos nossos cursos de graduação.

Estamos fazendo a nossa parte como instituição de ensino. Porém, é importante que toda a população siga as instruções da OMS e do Ministério da Saúde: lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool em gel quando chegar a um local e quando retornar à sua residência; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; ficar pelo menos a um metro de quem estiver espirrando ou tossindo; manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

Nossa missão, agora, é preservar vidas. E nós conseguiremos fazer isso sem parar as atividades acadêmicas. Por meio da tecnologia.

Renato Silva

Por: Renato Silva

Publicado em: 25 de março de 2020

Categorias: Colégio, Faculdade, Inovação, Notícias, Tecnologia.