Alunos Premium e Orientadores juntos ” aprendendo a fazer”

A primeira turma de Alunos Premium Eniac está concluindo a 1ª fase de estudos. Iniciada em 07/03/2019 conta com uma série de Metodologias Ativas de Aprendizado: incentivando os alunos a aprenderem e aprofundarem seus conhecimentos de forma autônoma e participativa, solucionando problemas e situações reais e tendo como orientadores os professores e pesquisadores do NUPE – Núcleo de Pesquisas Eniac. Trata-se de uma equipe de mestres e doutores que, a cada encontro, fazem com que o aluno participe ativamente do processo de construção do próprio saber.

As Metodologias Ativas são muito utilizadas nos Estados Unidos e Canadá desde a década de 1990 e, aqui no Brasil trata-se de algo novo, contando com apenas algumas universidades/faculdades que perceberam a necessidade de um aprofundamento nos estudos para que os egressos consigam melhores resultados tanto no processo ensino-aprendizagem como em postos de trabalho, após a conclusão do curso.

Essas metodologias exigem que os alunos coloquem a “mão na massa”, ou seja, a partir de problemas reais devem investigar e, tendo os professores como orientadores do processo, apresentarem uma resolução. Trata-se do conceito “aprendendo a fazer”, juntando teoria e prática, e não apenas “observando fazer” ou tendo noções vagas de “como fazer”.

Aqui no Eniac, inicialmente, os alunos se dividiram em grupos como desejaram e três equipes foram formadas:Ciências, Empreendedorismo e Startups. As três grandes áreas trabalhadas contaram com um professor tutor responsável. A cada quatro encontros, as equipes de alunos se deslocaram de uma para outra área, num movimento de Rotação por Estações, a fim de compreenderem e trabalharem atividades a elas pertinentes, tendo uma noção de conjunto dos vários saberes.

Agora, uma nova fase será iniciada: os alunos receberão propostas reais de empresas para que encontrem soluções de acordo com as necessidades apresentadas, trabalhando lado a lado com os Pesquisadores, pesquisando e apontando caminhos possíveis para a resolução efetiva do que lhes foi apresentado. A partir da autonomia e do protagonismo no decorrer de todo o processo, a responsabilidade, aliada à colaboração e senso crítico, farão com que o ensino se torne cada vez mais envolvente e que o aluno perceba, a cada encontro, sua evolução como indivíduo.

Parabéns Alunos Premium!

Parabéns Equipe NUPE Eniac! Vamos em frente!

Texto: Prof. Dra. Nanci Geroldo

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 7 de maio de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, NUPE
Tags: .