Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus e suas consequências na vida cotidiana, nós, no Eniac, percebemos o momento de transição e buscamos, como sempre fizemos, nos antecipar às situações que virão com o fim da quarentena. Foi exatamente essa preocupação em sermos protagonistas que ajudou a nossa rápida adaptação às necessidades digitais dos nossos professores e alunos.

Nós sabemos que, mesmo com o retorno gradual, a nossa rotina não será igual àquela com a qual estávamos acostumados antes de pandemia. Deveremos usar máscaras e álcool em gel frequentemente como algo natural em nossas vidas por um determinado tempo. Ou, quem sabe, para sempre. Além disso, mesmo quando as aglomerações forem liberadas, certamente, algumas pessoas ainda ficarão receosas e irão evitar locais cheios.

Pensando em tudo isso e aproveitando que nossas ferramentas tecnológicas sempre atenderam bem os alunos, após a pandemia nós vamos voltar às aulas presenciais e, ainda, dar a opção para que o estudante acompanhe as aulas em casa ou de qualquer local se assim ele precisar. A iniciativa mantém a opção ao aluno que desejar assistir a todas as aulas presencialmente em sala de aula.

Nossa equipe deu o nome de sistema “Presencial Flex 4.0” à nova modalidade, que não exigirá do aluno o pagamento de um centavo a mais sequer por isso.

Antes do surto de coronavírus, nós já trabalhávamos com o método EAD. Afinal, a tecnologia e a inovação estão no nosso DNA. Mas as aulas presenciais não eram transmitidas ao vivo, por meio de plataformas digitais, ou ficavam gravadas para os estudantes assisti-las depois. Ou seja, se o aluno faltasse, por qualquer motivo, ele até tinha como recuperar o conteúdo com algum colega, mas perdia a explicação do professor e outros detalhes passados em sala.

Com o “Presencial Flex 4.0”, não haverá mais esse problema. Nada mais impedirá o estudante de assistir à aula, na íntegra, mesmo que não consiga ir a uma de nossas unidades. Se o aluno tiver dificuldades para sair de casa, quiser evitar aglomerações ou, até mesmo, se houver uma viagem a trabalho, ainda assim terá acesso a todo o conteúdo transmitido pelos mestres. Seja ao vivo ou em um horário mais apropriado, pois tudo ficará gravado e poderá ser visto em qualquer momento e por diversas vezes.

Em outras palavras, assim que as aulas presenciais forem retomadas, o estudante terá duas opções: ir para a instituição, como sempre fez antes da quarentena, ou assistir ao conteúdo de onde ele estiver. Sem que haja acréscimo na mensalidade.

Faremos isso porque sempre tivemos a tecnologia, a inovação e a democratização do ensino em nossas diretrizes. Desde a fundação, ainda nos anos 1980. Faremos isso porque temos uma responsabilidade social com nossos alunos e com a comunidade em geral. Faremos isso porque o Eniac, definitivamente, é diferente!

Renato Silva

Por: Renato Silva

Publicado em: 28 de maio de 2020

Categorias: Colégio, Faculdade, Notícias.