Entre os dias 27 e 31 de maio aconteceu em Lorena a 6ª Formação de Professores promovida pelo Consórcio STHEM Brasil, com o objetivo de incentivar e promover a Inovação Acadêmica entre as IES consorciadas. Como não podia deixar de ser, o Centro Universitário ENIAC esteve presente, representado por nossa assessora de inovação, a profa. Simone Vianna, a coordenadora pedagógica do Colégio ENIAC, profa. Andressa Ruiz e os professores Maria Helena Veloso e Lucas Carlos de Souza.

No discurso de abertura, o Prof. Fabio Reis, presidente do Consórcio, destacou sua trajetória de crescimento e a importância desta capacitação como uma oportunidade de aprendizado, descobertas e ricas trocas de experiências.

Em seguida, David S. Cohen da Universidade do Texas,  iniciou sua participação falando aos professores sobre Aprendizado Baseado em Games (Game Based Learning) e Design de jogos para a Educação (Game Design for Education).  David compartilhou nomes de jogos tradicionais e pediu as equipes que refletissem sobre o valor educacional de cada um deles e, depois, que criassem um protótipo de gamificação educativo e divertido, afinal, assim como as crianças, os adultos também podem aprender enquanto se divertem. E essa é uma consideração importante que nosso querido Professor Cárfora sempre traz à tona.

Nossos professores trabalham em seus protótipos e a Professora Maria Helena fica ainda mais entusiasmada com sua ideia de gamificar a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico junto ao nosso MediaLab.

No segundo dia de formação foi a vez da professora Isabel Hilliger Carrasco  trazer aos presentes diferentes abordagens e ferramentas para melhoria curricular e garantia de qualidade no ensino superior. Isabel mostrou aos capacitandos como a Inteligência Artificial está sendo empregada para avaliação do desempenho e do aprendizado dos estudantes. Assim, fica a certeza de estarmos no caminho certo, visto as Oficinas de Chatboots que estão sendo preparadas pelo FabLab Eniac para aplicação ainda em 2019. E já saímos daqui com uma projeto que envolve o uso de Chatboots no Programa de Empreendedorismo Infanto-Juvenil de nosso Colégio.

No terceiro dia, os professores puderam contar com a presença ativa de Amon Millner da Ollin College falando sobre o Movimento Maker na educação e propondo atividades pra lá de dinâmicas, ressaltando a importância  sobre algumas mudanças, que precisam ser pensadas e implementadas para acomodar novas e urgentes habilidades, eliminando, quiçá, algumas que não são mais tão necessárias aos alunos de nosso tempo.

A profa Simone nos contou sobre essa valiosa experiência, bastante satisfeita com toda a inovação proposta e traçando um paralelo com o que já fazemos no ENIAC em termos de inovação maker aplicada à educação: "no desenrolar das atividades, ouvi muitas sugestões e exemplos, dos quais já implantamos em nosso FabLab Eniac. Digo, sobre o design desses espaços de aprendizado, de suas máquinas e logística de funcionamento. Boa parte das orientações de Amon já nos é familiar". Além disso, fez questão de relatar que não apenas nos diferenciamos pela inovação ferramental, como também pela atuação de nosso corpo docente e destaca a participação do prof. Lucas Carlos, que liderou várias discussões em sua mesa e, também, na mesa ao lado. Assim, fica a certeza do quanto estamos (nós, Eniac) competentes nesse segmento do Movimento Maker aplicado à Educação.

No quarto dia de formação Dale Johnson da Universidade do Estado do Arizona trouxe aos presentes sua singular experiência sobre a Aprendizagem Adaptativa, associando-a às diversas TICs que hoje temos disponíveis. Mesmo diante do aprendizado em massa, "temos que aprender a dar a aula certa, para o aluno certo, no momento certo". Ademais, Dale ressalta a importância na utilização dos 4Cs  no processo de aprendizado: Comunicação; Colaboração; Criatividade e Criticidade e explica que, se os estudantes saírem  com o conhecimento da disciplina e com mais essas quatro habilidades desenvolvidas, eles terão sucesso. Afinal, devemos "preparar as pessoas para que sejam solucionadores na vida".

Para trabalhar o aprendizado adaptativo juntos aos presentes, Dale fez uso da plataforma ALEKS para o trabalho com a Matemática e nossa Coordenadora Andressa Ruiz, imediatamente, destaca a importância do esforço que temos desenvolvido no Colégio Eniac, visto que para ela as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa são base para o desenvolvimento do jovem do futuro, com pensamento lógico e excelente habilidade de comunicação.  

Muita novidade e uma enriquecedora experiência para os participantes desta edição da formação STHEM.

#orgulhodesereniac

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 31 de maio de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Faculdade, Inovação.