A alfabetização científica (AC) é um processo que busca a apropriação do conhecimento científico de forma crítica e contextualizada, sendo seu foco principal a promoção da cidadania.

A palavra “apropriar” traz o sentido de gerar a habilidade de tecer as conexões entre o conhecimento adquirido e seu dia-a-dia, e, a partir dessas conexões, se torna possível avaliar situações, concluir com base em evidências, ter ações ativas e críticas tanto no âmbito pessoal quanto na vida em sociedade.
A partir da A.C. é possível compreender as complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Para Cerati (2014), a A.C. é um:

[...] processo que ocorre ao longo da vida, com a finalidade de capacitar as pessoas para entender e se apropriar dos conhecimentos relacionados à ciência, seja com relação aos seus conhecimentos, seja no que se refere aos processos de produção e suas intricadas relações com a sociedade.
(CERATI, 2014, p. 37)

Aqui no colégio ENIAC os conhecimentos relacionados à ciência, tecnologia e sociedade (CTS) estão intimamente ligados à cultura maker. Ambos são de extrema importância para o avanço tecnológico, além de auxiliar em um aprendizado significativo para os nossos alunos, dando autonomia para que eles possam desempenhar projetos de cunho tecnológico, científico e com viés empreendedor.

É desta forma que nossos alunos desenvolvem seus projetos STHEM (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) todas às quartas-feiras. Os alunos do 9° ano estão em fase final dos seus projetos, e já apresentam resultados impressionantes!

Veja as fotos abaixo e acompanhe a evolução e comentário dos alunos:

Meus parabéns a todos(as) os(as) professores(as) envolvidos nesses projetos!

 

Autora: Luanna Shimada Siqueira

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 11 de setembro de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Educação
Tags: .