Enquanto redatora de blogues do Eniac, participo de vários grupos de whatsapp, desde aqueles do Ensino Infantil até das diferentes Escolas da Universidade.

E nesse sentido, sempre me surpreendeu acompanhar o trabalho dos inúmeros professores do Ensino Fundamental: incansável a dedicação desses profissionais, trocando mensagens, desde muito cedo até tarde da noite. Incluem, desde apoio e estímulo uns aos outros, pedidos de socorro com algum equipamento, e também elogios e celebrações quando ocorrem ações inovadoras.

Assim, não me causou surpresa quando todo o sistema escolar – que deveria migrar para aulas online a partir do dia 23/03 – no dia 18/03 o Colégio Eniac deu início ao novo sistema online com todos professores e grande parte de seus alunos, também, engajados.

 A maioria das escolas do Ensino Básico, mesmo as privadas e principalmente, as públicas enfrentaram inúmeras dificuldades para dar início ao sistema remoto de ensino. De forma geral, podemos falar desde o acesso à rede da internet, até professores e alunos sem capacitação digital. Esta situação do ensino básico, mesmo anterior à pandemia, é bem conhecida e com certeza só se agravou após a crise sanitária. 

Eu perguntei à prof. Andressa R. Barbosa, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Eniac como havia sido a transição. “É claro que o início não foi muito fácil”. 

Ela fez questão de salientar: “Mas todos professores abraçaram com unhas e dentes o desafio. Tivemos capacitação na nova plataforma e adotamos estratégias de ensino de acordo com as diferentes faixas etárias: obviamente, aos menores eram destinados conteúdos mais lúdicos e fomos adaptando para os mais velhos temáticas e assuntos conforme as necessidades.”

Andressa, com quem conversei pelo aplicativo, me conta que é uma construção contínua: reuniões semanais onde partilham o que está funcionando e que possibilita alinhamento pedagógico, ajustes em estratégias que necessitam ser remodeladas e um apoio pontual a alunos cujos pais manifestam alguma preocupação. 

Sim, o contato com os pais – inclusive com pesquisas de satisfação permite orientação e apoios mais individualizados. As demandas observadas vão, por exemplo, de empréstimo de chromes até acompanhamento de conteúdos, via horários de reforço extras.

Os professores puderam observar, no decorrer do processo, um certo cansaço por parte dos alunos do Fundamental II, adolescentes, que estavam em um modelo de aula com carga completa de horários. Essa percepção resultou na introdução de um encontro temático, uma vez por semana: 3 filmes são sugeridos e depois de feita uma escolha, acontece uma mesa redonda onde são debatidas e dialogadas as reflexões dentro do contexto atual. Um dos temas abordados, recentemente, foi o Tempo, assunto tão controvertido nos dias atuais. Essa atividade dá oportunidade dos alunos se expressarem, ainda que de forma remota, claro, mas, todos sabemos o quanto é uma necessidade crucial para essa faixa etária. 

Andressa salienta que “a partir das necessidades de cada segmento, do feedback dos pais, da partilha dos professores, suas dificuldades e desafios,  nós fomos nos ajustando, nos remodelando, até chegarmos a esse modelo que estamos trabalhando hoje”

Esse modelo de aulas online inclui as aulas de música, regularmente, conforme a grade curricular, e até as de atividade física. O prof. Rogério Wong, que ministra aulas de karatê, me explicou pelo aplicativo: “Nas nossas aulas, com revezamento de professores das demais áreas esportivas, enfatizamos a importância da atividade física, corporal, como forma de evitar o sedentarismo. Estimulamos ainda a participação dos pais, principalmente, junto às aulas do Fundamental I.  No Fundamental II salientamos a parte conceitual do karatê como respeito, o comportamento social, o gestual. e ainda o trabalho aeróbico e anaeróbico”. 

Não por acaso, os professores têm recebido inúmeros elogios dos pais dos alunos, que estão valorizando e reconhecendo o esforço admirável e gigantesco dos docentes do Colégio Eniac.

Parabéns prof. Andressa e toda sua equipe que se esmera em dar seu melhor. Vocês honram o sentido da Educação!

 

As 2 fotos no início do texto são da prof. Andressa, e acima, alguns dos valorosos professores. Peço desculpas pela impossibilidade de exibir todos, conforme merecem.  

 

Capa: Agência de Comunicação Eniac Premium

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 17 de junho de 2020

Categorias: Colégio, Educação, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Notícias.