Projetos STHEM 2019

Neste primeiro semestre de 2019, os projetos STHEM do Colégio ENIAC estão a todo vapor!

Nossos estudantes estão se dedicando ao planejamento e organização de todas as etapas deste projeto, que acontece por meio da elaboração das planilhas LCC e a 5W2H. Além disso, estão se aperfeiçoando na aprendizagem da Metodologia Científica, realizando pesquisas e elaborando relatórios,para que, ao final do semestre, possam apresentar um produto final, que visa resolver um problema social e/ou ambiental.

Os encontros para desenvolvimento do Projeto STHEM acontecem todas as quartas-feiras com os alunos do 9° ano. 

A profa. Luanna Siqueiragestora dos Projetos STHEM no Colégio, nos ajuda a entender melhor os projetos propostos para este semestre:

Telúrio Astronômico - Mentores: Prof°. Manoel Denis e a Profa. Luanna Siqueira.

Ele visa à construção de uma maquete representando o Sol, o Planeta Terra e nossa Lua, movimentando-se automaticamente e com velocidade proporcional às suas velocidades reais para, a partir disso, demonstrar os movimentos de rotação e translação da Terra, estações do ano, eclipses solares e lunares, fases da Lua, dia e noite e calendário. A astronomia é uma das áreas do conhecimento que mais despertam curiosidade nos alunos, porém, o ensino é dificultado quando não conta com experimentos e adaptações visuais, uma vez que os fenômenos astronômicos dificilmente são vistos a olho nu no dia-a-dia. Logo, uma das propostas de realização deste projeto é viabilizar esses conhecimentos por meio de um recurso didático lúdico e acessível.

Retextualização de contos da língua inglesa: Mentora: Profa. Fernanda Lourenço.

Em busca de unir a Literatura com a inclusão, o projeto Retextualização de contos da língua inglesa transita por diferentes áreas da comunicação de forma inter e multidisciplinar. Para isso, o projeto passará por etapas desde a leitura do conto de Edgar Allan Poe, compreensão e tradução deste conto da literatura inglesa, até, por fim, tornar-se uma retextualização em nova mídia, tendo como foco principal pessoas com deficiência visual  .

Telhado Verde - Mentores: Prof°. Manoel Denis e a Profa. Luanna Siqueira.

É uma iniciativa sustentável que visa minimizar efeitos das ilhas de calor, diminuindo a poluição sonora, melhorando a qualidade do ar e da água (que escoa do telhado verde)  nos centros urbanos. Além disto, o telhado verde possibilita espaço para o plantio de frutas, hortaliças e temperos em pequenos espaços.

Jornal Eniac - Mentora: Profa. Maria Eduarda.

O jornalismo possui papel fundamental e indispensável na sociedade, uma vez que influencia diretamente na opinião pública. Com o objetivo de desenvolver nos alunos a pesquisa, a elaboração de texto e, principalmente, a visão crítica - isto é, compreender a parcialidade presente nos jornais - ao ler/receber uma informação, o Jornal Eniac divulgará notícias do colégio para os públicos interno e externo. Dessa forma, além de informar pais e alunos sobre eventos e acontecimentos, o jornal será um espaço de divulgação dos outros Projetos STHEM.

Teatro Literário - Mentor: Profº. Lucas Vidal. 

Visando combater o preconceito racial e a intolerância religiosa com relação a religiões tradicionais de origem africana, o projeto Teatro Literário tem como objetivo a adaptação de obras da literatura africana (Mayombe - Pepetela e Terra Sonâmbula - Mia Couto) em peças teatrais. Levando desta forma conhecimento acerca desta área da literatura em língua portuguesa que, ainda, é incipiente e estigmatizada.
 
Laboratório de matemática e recursos didáticos - Mentor: Profº. Eric Maia.
 
O projeto de recursos didáticos  propõe permitir que os alunos estimulem sua criatividade para produzir kits didáticos, além de estimulá-los quanto ao aprofundamento nas disciplinas que escolherem, irá apontar a dimensão do trabalho com qualidade e da empatia, tendo em vista que o material criado será doado para outros estudantes. Além disso, a técnica maker proporciona um espaço mais lúdico e autônomo de aprendizagem. Dentro do projeto de recursos didáticos temos o Laboratório de matemática que trabalha o entendimento sobre alguns fazeres matemáticos, a partir da construção de materiais lúdicos, formando assim ferramentas para facilitar a aprendizagem matemática.
Nas próximas etapas, os alunos terão sua pesquisa bibliográfica finalizada e partirão para a construção prática de seus projetos.
E nós estaremos de olho para compartilhar todos os resultados com vocês, não percam!
 
 
 
Camila Freitas

Por: Camila Freitas

Publicado em: 13 de maio de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Educação, Engenharia, Life Cycle Canvas, Social, Tecnologia
Tags: , , , .