Alunos aprendem e ensinam na nova metodologia de aprendizagem

Todos sabemos que as inovações estão ocorrendo em todas as  áreas do nosso cotidiano. Na Educação, também, as inovações estão caminhando a passos largos, apesar de ainda haver diferenças no ritmo do avanço, seja nas diferentes instituições de ensino, ou no âmbito regional brasileiro.

O que quero salientar aqui é o quanto é visível, literalmente, a presença de metodologias ativas de aprendizagem no Colégio Eniac. Para quem ainda está  adentrando no assunto, bom saber que a principal inovação é a forma de interação entre o aluno e professor: o estudante torna-se agente do próprio desenvolvimento! O professor é antes de mais nada um orientador do processo de aprendizagem.

Vário métodos, dentro das inovações  pedagógicas que ocorrem, são utilizados no Colégio e no Centro Universitário Eniac, e o que está sendo digno de nota, aqui, é o quanto os estudantes aprendem uns com os outros -  é a chamada aprendizagem entre pares ou times.  

Só citando as outras metodologias, pois aqui não é o espaço adequado para me estender mais sobre teorias de aprendizagem: sala invertida (o aluno, hoje on line quase que direto, vai para a sala de aula mais para resolver questões já estudadas em casa), e aprendizagem baseada em resolução de problemas / projetos ( o estudo voltado para situações concretas).

Nas fotos abaixo, clicadas (flagradas?) pela Coordenadora de Inovação Pedagógica do Eniac, prof. Simone Vianna, o registro de uma sala de aula, onde alunos trocam informações e aprendem tirando dúvidas e ensinando outros  ( descobri depois que era uma discussão de uma prova do 1º ano do Ensino Médio de Mecatrônica!, integrado ao Técnico, com o prof. Lucas Carlos)

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 12 de abril de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Educação, Ensino médio tecnico.