Professor contribui no desenvolvimento de valores pessoais, na formação de opiniões e no estímulo a diálogos   

 

É evidente a importância do professor na vida do aluno, que associada a uma relação positiva no ambiente escolar é capaz de aprimorar radicalmente a assimilação do conteúdo ensinado, e transformar a sala de aula em um lugar propício para se dividir informações e valores pessoais. Um professor, na vida do aluno, é mais do que um meio para alcançar conhecimento em alguma área, é alguém que ajuda a formar opiniões.

Independente de se estar no ensino fundamental, médio ou superior, a importância do professor na vida do aluno – pela forte tradição que tem no ensino brasileiro – é colocada como primordial em uma sala de aula. Além de possuir grande conhecimento, ainda é dono de habilidades de oratória, sendo capaz de promover junto aos seus estudantes o conhecimento adquirido em anos de estudos e dedicação.

É necessário que o professor saiba conduzir conflitos de opiniões entre si e seus alunos e entre os próprios alunos, atuando com neutralidade e estimulando debates produtivos que não desrespeitem ninguém.

O diálogo entre o docente e o lecionando é de caráter fundamental para a construção de uma relação pacífica entre os dois lados, considerando a importância que possuem um para o outro.  A construção de um diálogo consistente e passível de modificar o meio em que vivemos é parte essencial do ensinamento de um mestre a um discente, comprovando a importância do professor na vida do aluno.

Lutando em conjunto, é possível conseguir maior valorização e eficiência da profissão.

 

Texto –  Giovana de Santana – 2ºA  – RA: 103152018

Fonte: Casa dos 7 Saberes

 

 

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 19 de novembro de 2018

Categorias: Colégio, Educação.