Plantão de Dúvidas do Colégio Eniac: ferramenta promove aproximação do aluno com conteúdos trabalhados em sala de aula

Um dos segredos para se dar bem com o conteúdo das matérias ministradas na escola é a prática diária. Estudar todo dia é a melhor forma de conseguir bom rendimento. Estudos já apontaram que dedicar algum tempo, todos os dias, para ler, rever ou aprofundar a informação sobre o que o professor trabalhou durante a aula garante a fixação do assunto. O cérebro consome melhor a informação quando ela chega em doses regulares e frequentes, do que quando ela aparece de uma vez só.

Para ter um bom resultado, o aluno deve se comprometer a entender o que o professor transmite em sala de aula, mas deve prolongar a experiência com o que foi passado relendo os textos, os slides, realizando os exercícios (no Sistema de Ensino Eniac, o aluno pode realizar as tarefas 3 vezes e, sendo somente a maior nota computada).

A revisão diária do que foi aprendido exige muito comprometimento com os seus objetivos, exigindo atenção, paciência e foco para chegar, em longo prazo, a um resultado satisfatório sobre o  conceito estudado.

É verticalmente o contrário de apenas decorar algumas teorias para usar durante a prova e depois esquecer tudo.

Plantões de dúvidas são ferramentas importantes para este processo, porque nestes momentos, alunos e professores sentem-se mais à vontade para realizar perguntas e para reforçar conteúdos que precisam de mais atenção. É fundamental para uma imersão do aluno no conteúdo trabalhado durante as aulas regulares. 

É comum ouvirmos alunos dizendo “não vou ao plantão, porque não tenho dúvidas”. Neste caso, ou o aluno entendeu completamente o assunto trabalhado em sala, ou não entendeu ao ponto de não saber o que perguntar sobre. De qualquer forma, o mais indicado é que este aluno venha ao plantão de dúvidas, para que possa se aproximar do conteúdo e ter a certeza de que o entendeu.

Caso o aluno chegue à sua casa dizendo que não entendeu nada do plantão, cabe aos pais comunicarem à coordenação pedagógica do colégio, mas insistir para que o aluno continue indo; afinal, se ele não entendeu algo, é fato que ele precisa de mais ajuda e por isso deve retornar aos plantões até que entenda a importância e os benefícios do plantão. Esta é a importância do estudo diário!

No colégio Eniac, temos plantões todos os dias da semana com professores prontos para ajudar nossos alunos no que precisarem.

Peça para que seu(sua) filho(a) procure a Orientação Educacional, para que entenda quando e como funciona o Plantão de Dúvidas.

De qualquer forma, os horários estão sendo comunicados por email e pelos grupos de whats desde semana passada.

Estão convidados!!!

Texto: Prof. Caio Fernando de Oliveira

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 2 de abril de 2019

Categorias: Avisos, Colégio, Ensino Médio
Tags: .