Talvez nem todos saibam – ou pelo menos, diante de tanta turbulência neste 2020, não se lembrem –, mas o Ensino Médio brasileiro passará por uma grande transformação em 2022. Em menos de um ano e meio, toda a grade curricular do Ensino Médio será guiada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A alteração, de uma maneira geral, refere-se à transição do conteúdo programático tradicional – igual ao que conhecemos hoje – para competências e habilidades que dialogam com o mundo contemporâneo.

Para citar um exemplo, vou abordar um caso que ocorre, hoje, nas aulas de língua portuguesa para depois mostrar o que deverá acontecer com a implementação da BNCC.

A partir de 2022, as escolas irão trocar o ensino de orações subordinadas e objetos diretos por aulas mais práticas, que vão tratar os problemas reais da comunicação, além das várias possibilidades de comunicação digital.

Como sempre fizemos desde a fundação do Grupo Eniac, ainda na década de 1980, nós, responsáveis pela instituição, resolvemos nos antecipar às mudanças, bem como, oferecer capacitação às demais instituições de ensino do país. Afinal, temos o orgulho de há mais de 30 anos sermos uma referência brasileira em inovação, tecnologia e educação.

Por isso, criamos as Trilhas BNCC – uma startup de conteúdo e soluções acadêmicas voltada ao novo modelo de Ensino Médio, que entrará em vigor em 2022.

Além de todas essas vantagens, outro diferencial disponibilizado pela startup é o material didático, que, além das disciplinas convencionais, como matemática, português, história, entre outras, oferece, também, as trilhas profissionalizantes com educação bilíngue – aulas de inglês diárias em que o conteúdo possui as diretrizes da Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). Esse material é produzido com base no nível mundial de ensino de línguas e feito de acordo com a idade dos alunos.

Ainda sobre as trilhas profissionalizantes, a startup possui diversas opções: mecatrônica, administração de empresas, informática etc. Outra alternativa de trilha é a pré-vestibular, com conteúdo próprio a alunos que desejam ingressar nas universidades mais concorridas do Brasil.

Podemos até dizer que, de certa forma, tal trilha funciona como um cursinho pré-vestibular, desde o primeiro ano do Ensino Médio.

Nessa trilha, os alunos têm aulas apropriadas, realizam provas, simulados e possuem um acompanhamento personalizado dos professores.

Como vocês perceberam, o futuro da educação é agora. Saiba mais no site http://www.trilhasbncc.com.br e saia na frente!

Renato Silva

Por: Renato Silva

Publicado em: 13 de agosto de 2020

Categorias: Colégio, Unknown.