No Colégio ENIAC o aluno aprende fazendo!

Mal começamos o semestre e nossos alunos do Técnico estão com a mão na massa.

Surfando na onda da aprendizagem Maker, os estudantes do ENIAC são convidados a criar, investigar e resolver problemas, exercitando sua originalidade e resiliência, competências essenciais para quem quer vencer no mercado de trabalho atual.

É fundamental pensar fora da caixa, buscar soluções criativas e saber aproveitar ao máximo  todo e qualquer recurso.

Assim, os alunos do 1° ano de Mecatrônica estão montando circuitos, verificando seu funcionamento e possíveis falhas, utilizando seus conhecimentos teóricos na prática. O pessoal do 2° ano de Mecatrônica está se dedicando ao CAD (desenho auxiliado pelo computador) e estão fazendo modelagens 3D de dispositivos que utilizam no dia a dia da indústria.

O 1° ano de Informática está trabalhando no cabeamento e estruturação de rede, além do desenvolvimento de jogos digitais e trabalhando com tecnologia web. Já o 2° ano está trabalhando com plataformas de jogos, desenvolvendo  aplicações voltadas para a educação e conscientização em relação a temas atuais, como a redução da produção de lixo, iniciativa que vem de encontro ao Projeto Lixo Zero, proposto pela Prefeitura de Guarulhos.

No curso de Administração, nossos alunos estão trabalhando com modelos de gestão e para isso, utilizam exemplos de empresas reais e aplicam modelos de negócios como os da Google® e da Amazon® para resolver as questões relacionadas a gestão destes negócios por meio do emprego destas ferramentas.

Todos esses conhecimentos aliados a prática promovem o desenvolvimento e a evolução de nossos alunos em direção a autonomia e independência, habilidades que serão essenciais em seus futuros profissionais.

Por último e não menos importante, nossos estudantes do 3° ano de Mecatrônica, Administração e Informática estão trabalhando em projetos maiores, mais complexos e que requerem os conhecimentos adquiridos durante os dois primeiros anos do Colégio, além de saberes de distintas áreas para que sejam executados e alcancem o sucesso.

O que muito nos surpreendeu foi verificar que na segunda semana de aula os grupos já assumiram a liderança de seus projetos, dividindo e delegando funções entre os membros em uma típica setorização profissional. Isto tem otimizado o trabalho a ser desenvolvido ao mesmo tempo que coloca na mão dos alunos a responsabilidade pelo andamento e pelos resultados de seus projetos.

Aguardem que vem muito mais por aí!

#orgulhodesereniac

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 8 de agosto de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Ensino médio tecnico, Gestão, Inovação
Tags: , , , , .