Práticas meditativas tem como objetivo principal nos mostrar a importância e a relevância da consciência em nosso dia a dia

Suas técnicas nos levam a desenvolver a capacidade de "esvaziar o cérebro", de estar no momento presente, sem julgamentos e, principalmente, de manter o foco na atividade a que se dedicará no tempo e espaço seguintes. Outro benefício trazido pela prática meditativa e de relaxamento é o autoconhecimento e a autorregulação.

Para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental do Colégio ENIAC, o relaxamento por meio de ação meditativa, já é uma prática diária que estimula a observação e aguça a concentração de nossas crianças, trazendo-as para o momento presente, sem a pressa e sem as inúmeras distrações e estímulos externos aos quais estão, em geral, submetidos.

Diversas pesquisas apontam para a eficácia desta prática no combate de males cada vez mais frequentes no dias de hoje, como a depressão, ansiedade e o estresse.

Durante este momento, nossos professores chamam a atenção  das crianças para o ritmo da respiração e pede que eles tragam o pensamento para o presente, de forma a induzi-los a um relaxamento profundo. Durante o exercício, alguns estudantes chegam a dormir e já sentem no dia a dia os efeitos benéficos do esvaziar da mente. 

Apesar de ser um programa recente, nossas professoras relatam que a prática adotada já faz diferença em seus cotidianos pedagógicos, por deixarem seus alunos mais tranquilos e focados no conteúdo de aprendizado trabalhado, após o relaxamento. Para as Professoras Rosa e Taís, "mesmo os pequeninos do Ensino Infantil, que ainda estão descobrindo a si mesmos, demostram grande aceitação e realizam, boa parte deles, respirações tão profundas, que os tranquilizam e modificam o ambiente em sala de aula.

No Eniac, trabalhamos para que nossos alunos aprendam a lidar com os seus sentimentos e a a ter maior controle de suas emoções desde cedo.

É o Colégio ENIAC,mais uma vez colaborando para a construção de um cidadão pleno!

#orgulhodesereniac

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 25 de março de 2019

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Educação Infantil, Fundamental I
Tags: , .