A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, virou de cabeça para baixo a realidade das faculdades, dos centros universitários e das universidades brasileiras. Em questão de poucos dias, elas se viram obrigadas a suspender aulas presenciais.

A maior parte das instituições migrou para o ensino remoto, respaldadas pelo MEC. Ao mesmo tempo, precisaram buscar soluções que atenuassem os efeitos da crise na rotina de alunos, professores e colaboradores.

Fachada Eniac. Créditos: divulgação.

Devido a necessidade de isolamento social, o desafio era – e ainda é – imenso às IES. Como organizar aulas a distância para milhares de alunos dos cursos presenciais? Como evitar perdas financeiras e, ao mesmo tempo, apoiar estudantes sem renda durante a paralisação?

Para saber como foi a tomada de decisão nessas e outras questões, o portal Desafios da Educação ouviu gestores de cinco instituições de ensino superior privadas.

Os depoimentos trazem lições de resiliência, empatia e engajamento. E mais: como o apoio da tecnologia para superar a crise vai mudar o futuro da educação.

Ruy Guerios, Faculdade Eniac

“Fizemos a implementação dos sistemas, treinamentos e capacitações na semana de 10 a 17 de março, quando apareceram as primeiras notícias de que a epidemia estaria chegando. Hoje, estamos batendo a marca de quase 13 mil alunos em ação, assistindo aulas ao vivo ou fazendo cursos online em nossa plataforma. Desde o colégio até a faculdade nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Além disso, disponibilizamos o Eniac Online, uma plataforma de cursos remotos gratuitos que oferecemos à comunidade, beneficiando 400 alunos. E abrimos aulas diárias e avaliações ao vivo em diversas disciplinas para jovens das redes estadual e municipal de Guarulhos, a partir do nono ano, alcançando mais 500 alunos.”

Engajamento da comunidade acadêmica

Ruy Guerios, Faculdade Eniac

“O engajamento está sendo sensacional. Estamos em plena quarentena, com todos os nossos quase 500 colaboradores entre professores e técnicos trabalhando como nunca. Assim, mantemos a roda girando na Eniac e ainda conseguimos abrir frentes para atender a população que está em casa. No nosso centro de inovação, ainda estamos produzindo máscaras para os profissionais da saúde”.

A importância e o papel da tecnologia

Ruy Guerios, Faculdade Eniac

“Estamos preparados para o pior. Mas nosso foco principal é manter viva a nossa missão de capacitar nossos alunos para que eles se deem bem na vida. Criamos vários planos alternativos de pagamento para quem estiver com problemas, pausando mensalidades e os ajudando a se manter estudando. Nesse momento, é o mais importante, até para manter a saúde de todos para quando sairmos dessa crise estarmos mais fortalecidos e unidos.”

 

Texto completo em: desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/licoes-covid-19-faculdades/

Renato Silva

Por: Renato Silva

Publicado em: 31 de março de 2020

Categorias: Colégio, EAD, Inovação, Notícias, Tecnologia.