Inspiração e Aprendizado para os nossos alunos

No dia 20 de Março de 2019, 36 de nossos alunos do EMI saíram acompanhados de nossos professores e pesquisadores do NUPE rumo à FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

A feira representa um movimento de estímulo ao jovem cientista e, anualmente, realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Assim, a FEBRACE colabora com o desenvolvimento de jovens pesquisadores, incentivando suas criatividade e reflexão, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Durante a visita, nossos alunos conheceram mais de 300 projetos de Iniciação Científica apresentados por alunos do Ensino Médio de várias regiões do Brasil. Para engajar nossos alunos e estimulá-los a conhecer os projetos apresentados nesta edição, o Prof. Lucas Willenshofer desenvolveu um jogo digital por meio da plataforma SEPPO.

Inspirado pela capacitação docente promovida durante a Jornada Pedagógica deste ano (2019), sobre Gamificação na Educação e, utilizando uma das inúmeras possibilidades que a Plataforma Finlandesa de Gamificação SEPPO oferece, o Prof. Lucas pediu que seus alunos (i) visitassem pelo menos dez projetos de pesquisa, marcando-os no mapa da feira, (ii) anexassem uma foto de sua visita ao stand,  e que  (iii) postassem um vídeo curto, contendo uma breve explicação do referido trabalho. Dessa forma, o prof. gamificou a visita realizada e conseguiu engajar seus alunos a participar mais ativamente da feira, de maneira lúcia e prazerosa.

Para o Professor Sebastião Garcia Júnior, Coordenador do Ensino Médio Integrado, essa visita “serve de inspiração, também, para aquisição de conhecimento e para que nossos alunos possam identificar que outros jovens, da mesma idade, estão desenvolvendo projetos de pesquisa similares aos que eles desenvolvem no ENIAC por meio seus Projetos Sthem“.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 21 de março de 2019

Categorias: Colégio, Ensino médio tecnico, NUPE
Tags: , .