Doença requer cuidados, principalmente preventivos

De tempos em tempos, sabemos, surgem doenças nas crianças, que parecem “estar na moda”.
O que quero dizer com isso? sintomas que aparecem, principalmente em crianças de até 5 anos de idade, pois estas são mais sensíveis, já que seu sistema imunológico ainda encontra-se em desenvolvimento.
Surgem em vários locais, sobretudo nas escolas, se alastram com facilidade por diversos pontos das cidades, ainda que distantes umas das outras, pois o contágio é muito rápido.
Agora, estamos observando o que se chama de “ doença mão – pé- boca “ : uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca), pequenas bolhas nas palmas das mãos e dos pés; febre e dor de garganta também são comuns.
Mas, saiba que não é motivo de alarme. é só tomar os cuidados necessários, sobretudo os preventivos; sempre lavar as mãos das crianças e de quem está cuidando delas (antes e depois do contato) e uma alimentação saudável com à base de frutas, legumes, e evitar alimentos industrializados. É importante lembrar de manter limpos os brinquedos. As criança têm sempre a tendência de levá-los à boca, certo? portanto, atenção!
Caso surjam os sintomas, uma alimentação adequada é mais pastosa, que é mais fácil de ingerir, e bastante líquido.
Repouso também é aconselhável, por isso é melhor que a criança fique em casa, evitando a disseminação da doença.
O uso de antitérmicos e de anti-inflamatórios pode ser útil.
É isso. Simples assim. Crianças requerem cuidado e muito carinho, antes de mais nada. É bom elas saberem que, às vezes, nosso corpo adoece, precisa ser curado, para depois ficar muito mais fortalecido!

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 15 de abril de 2019

Categorias: Avisos, Educação, Educação Infantil, Fundamental I, Saúde.